E Vires Uma Mulher Formosa

Dr. Michael LaitmanTorá, Deuteronômio, Ki Teitzei, 21:10 – 21:13: Quando saíres à guerra contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros, e tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher, então a trarás para a tua casa; e ela raspará a cabeça e cortará as suas unhas. E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará por seu pai e sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.

No processo do trabalho espiritual uma pessoa sobe a um nível chamado “Eretz Israel” ou “Terra de Israel”. “Eretz” é o desejo que deve se tornar completamente Israel, “Yashar Kel” ou “direto ao Criador”.

Como serei capaz de atualizar esse desejo? O desejo é sempre feminino. Entre muitos dos meus desejos, alguns já estão sob meu controle. Existem outros que eu posso facilmente corrigir com a ajuda de esforços mútuos com outros.

E há também desejos egoístas não corrigidos, que são chamados de “as nações do mundo” ou “as sete nações” que vivem na Terra de Israel. Eu só posso corrigir esses desejos se eu “destruir” todos os homens, porque os homens simbolizam a intenção e nas “nações do mundo” eles são sempre egoístas. É por isso que destruir todas as intenções egoístas significa “destruir os homens”.

Tendo removido o nível masculino das intenções, eu passo para o nível feminino dos desejos, e olho para ver com o que sou capaz de trabalhar. Digamos, eu encontro uma mulher, isto é, eu vejo um desejo muito brilhante, intenso, forte, mas que precisa ser corrigido. Se eu fizer isso corretamente, criando em cima dele uma verdadeira intenção para com o Criador, então, como resultado, eu me aproximo de uma conexão com Ele.

É por isso que eu anseio por esses desejos ou “desejo mulheres formosas”, não importa o que chamamos. Em ambos os casos, não devemos imaginar isso como cenas em nosso mundo material.

Então, quando eu vejo que tenho a oportunidade de tomar um “prisioneiro como esposa”, isto é, revelar dentro de mim esse desejo, iluminá-lo, corrigi-lo e dirigi-lo para o Criador, eu me movo com prazer até ele, embora isso implique um trabalho muito difícil. Porque agora eu preciso me elevar acima desse desejo, rejeitando minha vida anterior.

É porque no nível anterior eu era uma pessoa corrigida. Mas agora eu me movo para conquistar o próximo nível, “a Terra de Israel”, que me conectará com o Criador e na qual vou alcançá-Lo.

Mas quando eu começo a revelar dentro de mim este nível de egoísmo, de repente vejo que lá eu tenho muitas intenções egoístas (entidades espiritualmente masculinas), e todas elas governam sobre os desejos femininos. À luz disso, eu preciso manter os desejos e mudar as intenções. É por isso que, como é dito na Torá, eu preciso matar todos os homens e santificar todas as mulheres.

E aqui há uma lista de regras de como é possível inicialmente corrigir esses desejos, enquanto eu não sou capaz de trabalhar com eles, a fim de doar. Em outras palavras, o desejo é uma mulher que eu tenho que trazer para casa, sentá-la separadamente, fazer ela raspar a cabeça e crescer as unhas, lavar-se e chorar por seus pais.

E só depois que ela passa por todo este processo de preparação e está completamente sob o meu controle, eu posso começar a trabalhar com esse desejo para doar. Dessa forma, eu conquistei a Terra de Israel. Mas sem prisioneiros, eu não teria conseguido isso, porque sem eles, não tenho desejos.

Subindo ao nível de querer trabalhar diretamente com o Criador, eu revelo o desejo chamado de “prisioneiros”, como se eles não fossem meus; são estranhos, egoístas, mais pesados, mais grosseiros, opostos ao Criador. Eu devo destruir as intenções egoístas anteriores, mas para trabalhar com esses desejos de uma forma altruísta, eu preciso primeiro limpá-los, ou seja, corrigi-los.

Pergunta: O que significa “raspar o cabelo” desse desejo?

Resposta: A palavra “cabelo” (“Searot“, em hebraico) vem da palavra “Soer“, que significa “excitação, agitação”. Dentro de uma pessoa aparecem todos os tipos de desejos ardentes com o qual ela não pode estar conectada ao Criador. É por isso que eles precisam ser “raspados” e limpos na água, na Luz de Hassadim.

Pergunta: O que significa “chorar pelo pai e pela mãe”?

Resposta: As lágrimas são o transbordamento da Luz, que a pessoa não é capaz de receber dentro de seus desejos não corrigidos. É por isso que ela precisa chorá-los.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 26/09/16