Justificando O Título De Povo Escolhido

laitman_281_02Pergunta: Eu sou cristão. Por 2.000 anos, nós assassinamos os judeus em nome de Jesus, e isso é nossa culpa.

Eu sou coordenador de um grupo de trabalho que realiza diálogos judaico-cristãos na Rússia. Nós nos reunimos com a “Conferência Russo-Judaica” em lugares onde houve assassinatos em massa de judeus e erguemos monumentos lá onde é escrito: “Perdoem-nos”.

Hoje é o momento de confessar e expressar pesar ao povo judeu pelo que fizemos. Agora, a Europa está colhendo exatamente o que fez 2.000 anos atrás, quando os judeus foram expulsos e enviados para as câmaras de gás. Assim, houve aparentemente um preço de arrependimento e pesar ao povo de Israel, o “povo escolhido”.

Resposta: No que diz respeito ao povo judeu ser o “povo escolhido”, eu diria que isso deve ser justificado. Se ser escolhido significa ganhar alguma coisa, isso é o que os judeus devem fazer. Quanto ao arrependimento e expressar pesar, todos nós devemos superar nosso inimigo comum, o ego, que está realmente ardendo dentro de nós. Se começarmos a fazer isso, vamos sentir que estamos num nível completamente diferente de desenvolvimento e não haverá necessidade de qualquer justificação.

O que você está fazendo é um comportamento humano natural, mas a sabedoria da Cabalá recebe apenas ações realmente voltadas para uma ligação entre os seres humanos.