Com Respeito À Vida, Morte E Correção Espiritual

Laitman_632_1Pergunta: Do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, há pecados para os quais é necessário dar uma sentença de morte?

Resposta: Existem pecados pelos quais vale a pena acabar com a vida do pecador e não lhe permitir a possibilidade de se mover de nosso mundo ao mundo superior, porque, de qualquer forma, isso não vai ajudar.

No ego do pecador, existem tais transgressões feitas contra a humanidade que ele não pode encobrir mais nessa vida e sair para uma dimensão superior. Se um veredicto de morte é obtido corretamente, então, de acordo com a sabedoria da Cabalá, não é uma sentença de morte, mas uma correção para a pessoa.

Pergunta: Será que visitar túmulos ajuda o desenvolvimento espiritual?

Resposta: Não, os Cabalistas se relacionam com isso com grande indiferença e executam isso mais como um ritual. Uma visita anual ao túmulo de um membro da família ou um professor é somente uma tradição.

Eu me convenci disso conforme a conduta de meu professor, o Rabash, e conforme o meu sentimento de que não há sentido ou razão para visitar sepulturas. Encontrar com o espírito de meu professor ao estudar seus escritos tem um significado muito maior para mim do que quando eu estava diante de pedras frias.

Pergunta: Uma morte trágica é um castigo pelos pecados?

Resposta: Para a maior parte, sim.

Pergunta: É possível comparar cruzar a Machsom (barreira) com a morte?

Resposta: Cruzar a Machsom é o nascimento da alma! Essa transformação de uma pessoa em que ela começa a trabalhar em prol da doação e amor.

Pergunta: Você tem medo da morte?

Resposta: Não, eu acho que há muitas pessoas que não têm medo da morte. Pelo contrário, muitos a desejariam.

Pergunta: Você sabe quando sua morte vai acontecer?

Resposta: Para quê? Se uma pessoa se encontra além do seu estado físico, ela aceita a morte do corpo calmamente. Ela sabe como planejar o seu caminho no mundo, o seu caminho com seus alunos, e isso a ajuda. Se não, o conhecimento da época da morte iria pressionar e dominá-la. Portanto, é preferível não saber.

Da Lição de Cabalá em Russo 01/11/15