Sobre A Realização Permanente E Temporária

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam nos diz na “Introdução ao Livro do Zohar” como a alma de uma pessoa cresce e como ela atinge o seu Partzuf espiritual quando sobe a escada espiritual de um nível para o outro.

O nosso desejo de receber é revelado em sua forma quebrada nos níveis da quebra. Primeiro estes são níveis grandes, gerais, simples e fáceis. Afinal, toda a correção é cumprida do nível mais simples ao mais complicado e os primeiros degraus nos ajudam a avançar para degraus mais difíceis mais tarde.

É por isso que nós começamos com o nível da raiz dos vasos quebrados, do nível zero de Aviut (espessura), do nível superior da natureza inanimada em nós. Quando o corrigimos, nós avançamos, mais profundamente, num segundo nível e corrigimos o nível vegetal em nós. Depois vem o nível animal de acordo com o mesmo princípio, e, finalmente, corrigimos o nível falante em nós. É assim que nós avançamos tanto de forma individual como geral.

Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 52: “Depois que ele purifica permanentemente a parte vegetal do seu desejo de receber, ele sobe de forma permanente para o mundo da Yetzira, onde alcança o grau permanente de Ruach. Lá, ele também pode atingir as Luzes de NeshamaHaya das Sefirot BinaHochma que estão lá, que são consideradas NeshamaHaya de Ruach, antes mesmo que lhe tenha sido concedida a purificação das partes animal e falante permanentemente”.

Nós atingimos permanentemente o que é típico de cada mundo, enquanto alcançamos o que pertence aos mundos superiores temporariamente como um complemento.

Portanto, a aquisição de forma permanente das Luzes de Nefesh Ruach do mundo de Yetzira é acompanhada de realizações temporárias adicionais das Luzes superiores de HayaYehida porque cada parte espiritual inclui todas as outras partes no seu interior.

Da mesma forma, no mundo de Beria, além da Luzes NefeshRuach, eu finalmente atinjo a Luz de Neshama, e as Luzes HayaYechida continuam a ser uma adição temporária.

Comentário: Eu não entendo o que significa uma realização permanente ou temporária.

Resposta: Permanente significa que eu não perco meu nível atual, porque já estou nele. Eu o corrigi e agora ele é meu.

No seu conjunto, as correções espirituais são cumulativas. Cada estado que eu corrijo inclui Sefirot que operam de baixo para cima, e eu as atinjo permanentemente. Mas há Sefirot que eu atinjo temporariamente. Eu corrigi permanentemente tudo o que está abaixo, mas cada nível inclui todos os vasos KHB ZON e todas as Luzes de NRNHY. Eu corrijo parte deles temporariamente, apenas no âmbito do nível atual.

Pergunta: Como eu posso corrigir algo permanentemente se cada vez eu entro no estado de Ibur (concepção) e descubro estados cada vez mais internos?

Resposta: Ibur é a construção do vaso espiritual na fé acima da razão, enquanto permanentemente significa outra coisa.

Se eu atinjo o nível de “professor”, por exemplo, mas como Steven Hawking, eu descubro um erro na minha percepção original, isso significa que eu perco todo o conhecimento anterior que tenho? Não, agora eu simplesmente descubro um maior Aviut dos meus desejos, que é realmente uma subida. Na verdade, é nível elevado de magistério e a grande base científica que me permitem experimentar tal descida vertiginosa e o colapso de todas as minhas teorias anteriores.

Embora isso me deixe num grande déficit, está no topo de todos os “prós” anteriores que não desapareceram. Mais tarde eu vou subir a partir da queda para um nível ainda mais elevado.

Aqui, a pergunta sobre a constância permanece e nós voltaremos a ela.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/02/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente