Como Adquirir Conhecimento Sobre Os Mundos Espirituais?

Dr. Michael LaitmanNós estamos dentro da força absoluta da natureza, que inclui tudo e é eterno; isto é, ela existe acima do tempo. Um espaço vazio foi criado intencionalmente dentro dela para que possamos existir lá.

Os Cabalistas não se envolvem no estudo da força superior que é externa ao espaço onde o nosso mundo se encontra, mas em alcançá-la em nosso mundo. No entanto, eles só a alcançam por causa de sua equivalência de propriedades com ela.

Se quisermos medir algo, vamos construir um instrumento que possa perceber esses atributos. Portanto, a fim de sentir novos atributos, temos que criá-los nós mesmos.

Não há porque ampliar nossa visão por meio de microscópios e telescópios, e nossa audição por meio de radar, etc. Nós não vamos alcançar nada assim. Temos que criar atributos em nós que sejam semelhantes ao mundo superior.

É sobre isso que a sabedoria da Cabalá nos fala. Quando nós criamos gradualmente novos atributos, começamos a sentir o mundo superior além do nosso mundo. Ao mesmo tempo, adquirimos uma compreensão a respeito de onde estamos, o que nos afeta, como podemos nos transformar ao transformar o mundo superior, e não apenas em explorar e estudá-lo passivamente.

Assim como uma pessoa que nasce em nosso mundo gradualmente o alcança e, ao mesmo tempo pode transformá-lo ativamente, nós também podemos afetar o mundo superior além de alcança-lo. Essa influência só será positiva porque o sistema da nossa influência no mundo superior está disposto de modo que possa transmitir apenas sinais positivos.

Portanto, é impossível causar qualquer dano aqui. A sabedoria da Cabalá só funciona numa direção. Na medida em que a pessoa se assemelha ao mundo espiritual, pode afetá-lo de forma positiva e com isso afetar positivamente o nosso mundo, que está sob a Providência superior.

Portanto, a Cabalá é a ciência da gestão do nosso mundo através do mundo superior.

Pergunta: Qual é o propósito da criação do nosso mundo?

Resposta: A pessoa pode alcançar todo o sistema de gestão e através dele o Criador desse sistema, ou seja, a força superior que criou nosso mundo, os mundos superiores e quem os governa.

O mundo superior é composto por cinco mundos ou níveis: Adam Kadmon, Atzilut, Beria, YetziraAssiya. Todos eles são divididos em outros cinco níveis de até 125 graus. Assim, quando ascendemos esses níveis podemos influenciar o nosso mundo cada vez mais e mudá-lo para melhor.

Mas o mais importante é que, ao mesmo tempo, também podemos subir para uma realidade espiritual acima do tempo, espaço e todas as limitações do mundo físico. Este é o objetivo principal da natureza.

Pergunta: O que é o mundo superior?

Resposta: O mundo superior é um mundo de forças. Nosso mundo também é um campo de força, um fato verificado pela física quântica. Ele não revela matéria, mas apenas energia e informação. Essas formam um campo em que há forças e inteligência escondidas nessas forças que as operam.

Pergunta: Será que isso significa que, quando um Cabalista olha para uma pessoa, vê energia e não matéria?

Resposta: Um Cabalista só vê forças em tudo.

Um veterinário, por exemplo, que examina um animal, entende que ele é motivado por instintos. Um psicólogo que fala com uma pessoa compreende as forças que a motivam. É o mesmo quando se trata de um Cabalista que observa um psicólogo ou um veterinário e entende o que motiva eles e todas as pessoas como um todo.

A realização e compreensão do sistema de gestão elevam a pessoa ao próximo nível de compreensão do universo. Ela começa a olhar o mundo de uma maneira totalmente diferente. A Cabalá é a ciência da gestão de todas as coisas, porque a própria criação também é consequência do controle.

Da Lição de Cabalá em Russo 11/10/15

Comente