Um Único Salto Para A Felicidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há um provérbio japonês que diz: “Problemas irão transformá-lo numa pedra preciosa”. Como você se relaciona com isso?

Resposta: Esta é a filosofia Samurai e fala sobre o caminho do sofrimento. Eu acho que nós não temos nenhuma necessidade disso, já que seguimos nosso próprio caminho. Por que precisamos ir à felicidade pelo caminho do sofrimento? Nós podemos saltar acima dele imediatamente, como os judeus sabem muito bem.

Por enquanto, nós não conseguimos fazer isso porque não queremos ouvir o método que recebemos milhares de anos atrás, a sabedoria da Cabalá, mas ele pode nos levar à felicidade num único salto

Comentário: Mas, no entanto, quando você tinha problemas de saúde, seu professor dizia que estava com inveja de você, porque via isso como um sinal de progresso.

Resposta: Certamente graças ao sofrimento, a pessoa melhora porque o sofrimento trabalha contra o ego que quer prazer o tempo todo. Então, um outro sistema de estudo e compreensão apareceu que se opunha ao ego. Mas este não é o caminho certo!

O Cristianismo diz: “Se eles o golpearem numa face, dê-lhes a outra face também”. Isso não está certo. Nós temos que ir por outro caminho. A sabedoria da Cabalá explica tudo de uma forma muito simples. O Criador criou a vida e a morte; então, escolha a vida. Com todas as nossas forças, devemos ansiar pelo bem, pelo amor, pela facilidade, e não se enterrar no sofrimento. Nós não temos nenhuma necessidade disso. Ir voluntariamente para o exílio, sofrer lá, e que isso vai ser melhor para todas as pessoas é o caminho totalmente errado! O ego nos atrai intencionalmente para lá e esta não é a abordagem Cabalística para o mundo, a nossa história, a nossa missão.

O Criador nos abençoa com paz, felicidade, Luz e calor, mas de nenhuma maneira com sofrimento. No sofrimento, a pessoa não está preparada para abençoar o Criador. Ela não pode chorar e dizer: “Como é bom para mim estar com você”. Afinal de contas, esta é uma mentira. Por isso, é proibido para nós desenvolver o nosso próprio sofrimento. O Cristianismo é baseado nisto. Mas, do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, isso é totalmente incorreto.

Pergunta: Então, o que significa “Alegra-te quando os ímpios são revelados a você”?

Resposta: Isso significa se alegrar quando os seus defeitos são descobertos dentro de você. Você está feliz com isso e não sofre. Isto é felicidade, porque suas características pessoais estão agora sendo reveladas, e você vê que pode corrigi-las. Se elas são reveladas a você desde cima, isso significa que você certamente irá corrigi-las.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 05/08/15

Comente