Sintonizar-se Às Frequências Mais Elevadas

Laitman_013_03Pergunta: Às vezes, é absolutamente claro para mim que eu sou totalmente dependente de meus sentimentos bons ou ruins. Na verdade, esta é a única coisa que me preocupa, mas eu ouço conselhos de que eu deveria subir acima disso e tentar justificar o Criador, apesar de tudo o que eu sinto. Qual é o meu trabalho se eu vejo que só me preocupo com o que sinto? Como devo me esforçar?

Resposta: Você precisa odiar suas reações ao que está acontecendo.

Comentário: Mas eu digo a mim mesmo que é minha natureza e, portanto, não tenho nenhum controle sobre isso.

Resposta: Esta é uma desculpa verdadeira e simples, mas eu devo atrair até mim a influência de uma natureza diferente que existe na realidade, a influência do Criador, a influência da Luz que está no grupo. Então eu vou sentir até que ponto a minha natureza, que é a de recepção, é oposta à natureza de doação, e depois vou começar a conhecê-la.

Pergunta: Como eu posso despertar a segunda natureza?

Resposta: Através do grupo. Eu estimulo os poderes que me permitem descobrir a natureza de doação pela atitude certa para com o grupo, nas relações entre os amigos que estão conectados em amor mútuo e que falam sobre certo avanço que eu não entendo. Eu olho para eles e não entendo no que eles se envolvem. Eu continuo escutando todos que falam sobre o grupo, a conexão, e sobre as estruturas nós temos que construir.

Eu não entendo para que eles precisam de tudo isso. É verdade que os Cabalistas nos falam sobre isso, mas não explicitamente. É o suficiente. Nós lemos sobre isso e agora podemos ir para outra coisa. Eu ainda não distingo as mudanças internas, e as informações e a interpretação científica das coisas bastam para mim. Mas por que eu preciso me mudar no que diz respeito à sociedade?

Pergunta: Portanto, como eu posso afiar a minha atitude para com o grupo, a fim de ser mais fortemente influenciado por ele?

Resposta: Esta é a razão de vivermos neste mundo. É porque aqui podemos realizar ações na corporeidade e não em nosso desejo. Nós podemos a vergonha corpórea e não a vergonha espiritual.

Eu entro no grupo, e quero ser incorporado nele e permanecer lá. Assim, me disseram que, para permanecer no grupo, eu devo participar em diferentes funções, vir para a lição matinal todos os dias, e assim por diante. Se você não quer, deve sair. Existem regras, e você deve participar do grupo, juntamente com todos os outros. Isso me obriga a ser incorporado, a estar entre os amigos.

Então, goste ou não, eu me encontro num workshop onde todo mundo fala sobre o fato de que devo me ver como pequeno e todos os outros como grandes. Isto é o que é aceito em nosso grupo, e eu sigo os outros e falo no mesmo tom: “Gente, vocês sabem que todo mundo deve abaixar a cabeça diante dos amigos, porque isso é maravilhoso”, e eles também me dizem que isso é maravilhoso!

Ninguém faz nada ainda, mas a Luz que Corrige opera em nós nesse meio tempo e nos transforma. Aos poucos, eu começo a ter uma nova visão que se eu realmente me vejo como pequeno, me beneficiarei grandemente. É, na verdade, ao me anular que vou alcançar o Criador. É por isso que vale a pena.

Este é um incentivo para avançar espiritualmente. Talvez seja um incentivo egoísta privado, mas é um incentivo eficaz. Então, o ambiente, o professor, o estudo e os workshops começam a me afetar de novo. O Criador me envia novas situações e estados cada vez mais avançados, sutis e internos, e eu tenho que separá-los de tempos em tempos, a fim de usá-los corretamente para o meu progresso. Assim, verifica-se que a natureza egoísta não é um obstáculo. Todos nós começamos a partir dela.

Pergunta: Será que essas mudanças ocorrem em mim automaticamente?

Resposta: Essas mudanças ocorrem de acordo com o meu esforço. Se eu não me esforço, não sinto as mudanças. Na verdade, as mudanças ocorrem o tempo todo, mas eu percebo apenas uma pequena parte delas (um milionésimo) e respondo a um milionésimo do que percebo. Quando nós avançamos em nosso mundo, nos tornamos mais sensíveis, sensíveis às alterações.

Todo o mundo espiritual está em frequências espirituais muito altas que não podem ser percebidas. Quando subimos em direção à Luz, transcendemos a frequências muito elevadas que estão acima dos atributos do nosso mundo. Esta é a razão que temos que estar preparados para as rápidas mudanças de estados qualitativos.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/02/14, Escritos do Baal HaSulam