O Caminho Do Meio Na Educação Das Crianças

Dr. Michael LaitmanPergunta: É prejudicial para uma criança quando um pai não cria o ambiente certo para ela e não lhe explicam o que acontece no mundo exterior, ou seja, que não age como um mediador entre a criança e este mundo?

Resposta: Se eu isolo meu filho em estruturas muito rígidas e coloco uma coleira em seu pescoço e só assim lhe mostro como ele deve agir, eu não o deixo se desenvolver. Ele vai crescer e se tornar uma pessoa muito tacanha que só faz o que é exigido dela e não está preocupada com qualquer outra coisa, desde que todos a deixem sozinha.

Mas se eu o mantenho num vácuo e não lhe dou todas as orientações, ele se torna ainda mais miserável, porque procura algo para fazer. Nesse caso, ele é propenso a explosões internas e pressões fortes que aparecem numa pessoa na forma de ações e resultados indesejáveis ​​em todas as idades.

Portanto, ambos os métodos são totalmente inaceitáveis. Deve haver um meio-termo segundo o qual eu dou ao meu filho orientações corretas e digo-lhe o que é o que e dou-lhe exemplos. Ele vê seus pais como um modelo do que esperamos dele.

Além disso, numa sociedade saudável este exemplo é dado não só por seus pais, mas também por outras pessoas ao seu redor, como seus vizinhos, parentes, pessoas na escola e amigos. Assim, não tendo outra escolha, ele tenta formar e incorporar internamente tudo o que vê à sua volta.

De KabTV “A Última Geração” 09/07/15