Crianças Autistas: O Ambiente Determina Tudo

laitman_565_02Pergunta: Hoje, uma em cada cem crianças sofre de autismo. O que é este mundo autista do ponto de vista da sabedoria da Cabalá? Como é possível perscrutá-lo? Como é possível compreender essas pessoas?

Resposta: A alma humana é um fenômeno diversificado com múltiplos níveis.

Provavelmente, existe uma classificação de crianças como autistas de acordo com alguns sinais externos e internos, de acordo com testes e assim por diante. No entanto, na minha percepção da humanidade e da realidade em geral, eu não consideraria essas pessoas como separadas das outras, pois, afinal de contas, todos nós somos autistas em algum grau.

De alguma forma, nós somos normais, de alguma forma gênios, e de alguma forma completamente estúpidos, camponeses, trabalhadores, homens livres, senhores e servos. Isto é, em cada pessoa, tudo se encontra em diferentes combinações.

Tudo depende da integração das pessoas autistas no ambiente circundante, porque o ambiente é a principal coisa que nos diferencia mais das outras pessoas. Então, eu acho que nós simplesmente ainda não encontramos o método certo com cuja ajuda seria possível conectar pessoas autistas com pessoas normais.

O autismo é um problema social da relação com o ambiente. Se o ambiente certo é criado em torno da criança – o grupo ou os amigos para organizar as interações bem-sucedidas com crianças mais velhas que sabem como se comportar – então estou certo de que é possível tirar a criança de qualquer estado, porque a influência do ambiente, especialmente sobre a pessoa autista, proporciona um efeito imenso.

Eu não que medicamentos os especialistas usam, mas na minha percepção e compreensão, a correta influência proposital, não apenas numa criança, mas em qualquer pessoa, é capaz de movê-la para qualquer estado. Ela pode tornar qualquer pessoa normal autista, e vice-versa.

De KabTV “A Última Geração” 09/07/15