Cadeias Paralelas Da Gestão Superior

laitman_546_02Dos setenta e dois sábios que Moisés escolheu por sorteio, dois Tzadikkim (justos) irregulares não apareceram no Mishkan (tabernáculo). Eles se esconderam no acampamento e disseram: Não merecemos a grande honra de nos tornar líderes do povo. E o Criador disse: Vocês se humilharam, por isso vou elevá-los acima de todos os anciãos. Quando os anciãos ficaram ao lado do Santo dos Santos, Eldad e Medad receberam o espírito do Criador e começaram a profetizar. Eldad profetizou: Moisés deixará este mundo e Josué, seu servo, irá sucedê-lo. Josué levará os judeus à terra e irá conquistá-la. Como recompensa para a humildade de Eldad e Medad, suas profecias subiram acima das profecias dos anciãos. O espírito santo que repousava sobre os anciãos possibilitava que eles previssem apenas o futuro próximo, enquanto que Eldad e Medad profetizavam o futuro distante, até o período da guerra de Gog e Magog (De “Midrash Rabá“, Parshat BeHa’alotcha).

Isso não se refere a dois profetas antigos, mas a características especiais. Moisés recebeu suas características claras, seu destino, seu papel, porque esta era a característica de Bina. E acima dela estão Hochma e Keter, que são sistemas muito sérios e elevados. Além disso, uma Luz muito original desceu de cima que produziu as duas características, “Eldad” e “Medad”. Isto é, muito muitos sistemas de liderança desceram de cima.

O papel de Moisés é remover todos os desejos da alma humana geral do Faraó, do Egito, através do Êxodo do Egito, dividindo-se o Mar Vermelho, em pé diante do monte Sinai, e atravessando o deserto até à entrada para a terra de Israel, e nada além disso. Moisés fala na Torá apenas desta forma. Mas, deste modo, todo o resto também pode se tornar claro para nós; afinal de contas, a Torá começa com Adão, o primeiro homem que alcançou o pensamento da criação. Há também outras fontes que não se referem a pessoas como personagens, mas sim a forças de gestão que trabalham mais além de Moisés.

No entanto, não houve nenhum profeta maior do que Moisés. Mas Eldad e Medad se encontravam um pouco de lado e profetizaram sobre o futuro depois de Moisés. Assim, parece-nos que um deles tinha que ser maior, alguém tinha que ser menor, embora a Torá não fale num nível como este. Ela simplesmente fala sobre a existência de cadeias paralelas de liderança que incluem Moisés, os setenta sábios, Eldad e Medad que mais tarde entrariam na terra de Israel e liderariam o povo por um tempo até que a construção do Templo. Isso significa que Eldad e Medad estavam sob a gestão direta do Criador e caminhavam em paralelo com Moisés.

Nós aprendemos a mesma coisa no “Estudo das Dez Sefirot“, onde dois sistemas superiores: Abba e Ima, são descritos. Estas não são pessoas, mas características do Criador, que são divididas em doação e recepção. Há uma divisão entre elas que corre em paralelo com as linhas regulares. Nós precisamos entrar gradualmente nesse espírito e entender que a Torá não fala sequer das características de uma pessoa, mas da conexão entre as pessoas. A Torá é projetada apenas para que alcancemos essa conexão; nisso vamos encontrar tudo o que ela fala, todo o caminho para a conclusão da correção, e, simultaneamente, começamos a atingir os níveis mais elevados: um estado fora do tempo e do espaço.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 25/02/15