O Futuro Pertence A Uma Sociedade Horizontal

Laitman_120Nas Notícias (de ng.ru): “A necessidade essencial de uma pessoa é a necessidade de sentido e significado pessoal-social, de modo que vão notá-la e respeitá-la. Essa ideia está embutida em tudo, na habitação, na alimentação, no vestuário, no tipo de relações, na escolha de uma profissão ou trabalho.

“Muitas palavras depreciativas foram escritas sobre perseguir poder, respeito, presunção, lucro, avareza, corrupção… e até sobre o sentimento de autoestima, orgulho, humilhação, sobre os pobres e sobre aqueles que são discriminados na sociedade, sobre a igualdade e a igualdade de oportunidades… E tudo isso vem da descoberta da necessidade de ser significativo e importante.

“Desde que as pessoas começaram a se comunicar através da informação e do fruto das suas mãos, a desigualdade social apareceu. Riqueza, domínio e louvor cobriram-na com alguma importância, com algum valor. As coisas começaram a indicar o status da pessoa na sociedade. Uma pessoa que não é mais excepcional do que a pessoa que ‘está acima dela’ em algo, torna-se uma criatura com raiva sonhando em aniquilar quem a ofende.

“É possível ver dois tipos de pessoas aqui: 1. Alguém que demonstra de forma intencional e aberta sua superioridade sobre os outros. 2. Alguém que esconde sua superioridade, feliz para tripudiar sobre a inferioridade dos outros.

“A humanidade está doente e infectada com o consumismo; isso compra uma significação social que depende do número de “partes interessadas”. Particularmente forte é o orgulho nacional, em especial nas nações pequenas e economicamente empobrecidas. Isso ocorre porque, além do orgulho nacional, a pessoa não tem outra coisa que possa lhe dar importância entre os outros habitantes na face da Terra. E ai daquele que contamine esse orgulho. Tudo o que uma pessoa faz é para manter e aumentar sua importância e significado pessoal em seu ambiente social.

“O status alcançado pela riqueza não pode ser menor do que o status de dominância e glória. O significado é que uma pessoa que recebe uma alta posição na hierarquia do poder, aspira a apreender os bens adequados à sua grandeza, bem como um nível de harmonização de publicidade. E esta é a razão para peculato, aceitar subornos, remover concorrentes.

“A fonte que alimenta a corrupção é o direito de um funcionário do governo de consumir e explorar a propriedade que não pertence a ele. Quanto maior for o nível do funcionário governamental, maior é o grau de corrupção. O salário de um funcionário público é muito menor em comparação com a renda de um empresário independente, ao passo que o significado e importância na pirâmide de controle é grande.

“Enquanto houver uma hierarquia vertical de empregos no governo, será inútil combater a corrupção e até mesmo prejudicial: essa luta poderia gerar e criar formas mais sofisticadas de corrupção e passar para níveis mais elevados. Em relações horizontais, é o contrário: lá, a corrupção é uma distorção que desperta confusão entre os observadores – Por que deveria haver suborno ou roubo quando um resultado positivo pode até ser conseguido sem eles?

“Numa sociedade normal que é construída através de uma gestão horizontal, os relacionamentos também são normais. A amizade é trocada por amizade, amor é trocado por amor, e assim também são as relações daqueles que possuem uma natureza materialmente criativa”.

Meu Comentário: Eu acho que não há outra maneira de se livrar dos defeitos e da corrupção exceto a construção de uma sociedade horizontal de pessoas iguais e reciprocamente conectadas.