“E Eles Acreditaram No Senhor E Em Seu Servo Moisés”

Laitman_931-02Não há mudanças na Luz. Ela sempre brilha em abundância e ilimitadamente desde o Infinito. Tudo depende do vaso e do quanto ele pode se preparar para ser capaz de receber a Luz e mudar. Portanto, tudo depende da preparação, da intenção, e do nosso ambiente.

Nós temos que preparar essas condições. Quanto mais perto elas estiverem do verdadeiro pedido e demanda, mais a Luz nos afetará. Nosso desenvolvimento é gradual, e nós devemos compreender o que devemos pedir nesse momento. É impossível pedir algo que esteja vários níveis acima de nós pelo qual não tenhamos sequer um desejo. Esse seria um pedido inútil, artificial.

Eu devo pedir o que realmente pode ajudar a minha correção. Quanto mais eu tento descobrir diferentes deficiências e metas, mais eu descubro gradualmente que elas estão erradas. É assim que o desejo correto e verdadeiro é moldado em mim para o que realmente combina comigo. Eu não peço por algo que não seja realista, como uma criança pequena que pede um avião de verdade, enquanto precisa de um carrinho de plástico. Ela não vai conseguir nada, a menos que peça o que é certo para a sua idade, porque não sabe como brincar com isso de qualquer maneira.

Nós também temos que esclarecer o que nós queremos exatamente, o que é correto e útil para nós, qual é o significado da nossa correção. Então, nós chegamos a apenas um desejo: que o Criador domine nosso desejo de receber, o Faraó.

Quando nós recebemos uma iluminação de cima, ela nos eleva e nos tira da dominação do nosso ego. Nós temos uma chance de pensar de uma forma não-egoísta, de fazer boas ações e começar a ver os nossos amigos como partes de nossa alma. Essa é a forma como nos preparamos para o êxodo do Egito.

A fuga ocorre quando a Luz da redenção vem com a condição de que moldemos o desejo correto, que nos demos conta de que é a nossa salvação, e que não precisamos de nada além disso. Isso significa que o nosso desejo é forte e direito. Então, nós vemos que a fé é realmente um grande poder e que somente o poder da fé pode nos tirar do ego, a fim de sermos constantemente atraídos à doação quer nos sintamos bem ou mal. Nenhuma grande conquista que possamos descobrir nos confundirá mais. Nós temos que nos proteger delas e das diferentes erupções do ego.

A Luz do Infinito brilha sobre nós e constrói o poder da fé em nós, a capacidade de nos elevarmos e não sermos dependentes de nosso desejo de receber, e até mesmo de executar determinadas ações no sentido da doação. Assim, nós subimos cada vez mais alto acima do nosso ego e, no final, saímos do Egito.

Como está escrito no artigo do Baal HaSulam, “O que é a Grandeza e a Pequenez na Fé”:

…Por isso, aquele que procura a verdade é o único que precisa da Luz da fé. Se tal pessoa ouve ou vê alguma forma de obter a Luz da fé, então está feliz como se tivesse encontrado uma grande fortuna.

Assim, aqueles que procuram a verdade, no feriado de Pessach, que é capaz da Luz da fé, nós lemos na Parasha (porção da Torá), “e eles creram no Senhor e em Seu servo Moisés”, porque daí é a época que se pode transmitir isso.

Nós devemos receber o poder que nos permitirá ascender acima do nosso ego para que nada mais fique no nosso caminho mais: se conectar ao nível de Moisés e ao nível do Criador, no primeiro nível que está acima do nosso nível. Se todos nós fizermos um esforço para fazer isso, nós seremos recompensados com a capacidade de chegar a esse estado.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/03/14, Shamati # 41