Simplicidade Cognitiva: Vida Em Preto E Branco

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (de Psychologies.ru): “Nossa vida flui e passa a perder suas sombras, transformando-se em “preto e branco”, amigos e inimigos, heróis e vilões. Os psicólogos chamam essa perspectiva de simplicidade cognitiva.

“Esse fenômeno aparece na infância. Todos nós sabemos que podemos adquirir a complexidade deste mundo com o tempo através de nossos relacionamentos com as pessoas.

“É melhor para os nossos líderes se as pessoas percebem o mundo como um lugar simples, já que é simplesmente mais fácil governá-las e controlá-las. Muitos concordam e estão dispostos a aceitar as regras deste jogo.

“A simplicidade como uma forma de proteção psicológica ajuda a lidar com a complexidade do mundo. A percepção simples do mundo permite que uma pessoa não só veja a meta de forma mais clara, mas também atingi-la.

“A simplicidade cognitiva é a base para a manipulação que se resume a capacidade das pessoas de alcançar a metas recebidas, enquanto convencem outras a também querer isso. Essas manipulações são baseadas em ideias que têm que estar subordinadamente em comum com aqueles que se assemelham. As manipulações referem-se a ações contra a confiança, cooperação e autonomia.

“Torna-se necessário imaginar os nossos estados e os dos outros não só de forma lógica, mas também de forma emocional. A consciência do indivíduo tem que incluir a posição daqueles que o cercam. O destino de uma pessoa é a tentativa de unir e de se preocupar com os outros não menos que consigo mesmo”.

Meu Comentário: Eu acredito que apenas um acréscimo ao egoísmo que nos governa por si só, a segunda força da natureza, a força positiva de conexão e amor, fará com que o nosso mundo e o homem vivam nele equilibrados pelas duas forças. Nós vamos ser capazes de gerir a nós mesmos e o mundo e construir um sistema equilibrado do mundo. Se não, vamos cair num egoísmo cada vez maior que nos leva a terríveis sofrimentos, e, finalmente, depois de guerras mundiais e aniquilações, ainda vamos reconhecer a necessidade de nos complementar com a força positiva da vida e construir a humanidade como um sistema equilibrado. A força positiva de conexão só pode ser descoberta no processo de workshops e círculos de discussão que são baseados na sabedoria da Cabalá e na sabedoria da conexão.

Comente