O Renascimento Da Nação

laitman_229Confucionismo, Religião e Sociedade

Pergunta: Hoje, Cingapura, Hong Kong, Macau e Taiwan, países onde a maioria da população é chinesa, é uma área em rápido desenvolvimento. Ela está relacionada com atributos psicológicos especiais ou filosofias do povo chinês? Afinal de contas, o confucionismo é a base da sua filosofia, que inclui a lealdade para com a nação, moderação e manutenção da lei.

Resposta: Sim, isso é relevante e significativo em certa medida, já que o Confucionismo substitui as religiões que são a base de rituais religiosos em outros países na Ásia e na Europa. O Confucionismo é a religião da sociedade. O estado e a sociedade tornam-se o Deus de uma pessoa, e a pessoa torna-se sua serva. Confúcio lançou as bases de um sistema sério que coincide com a natureza da nação que se expressa em ilimitada lealdade à sociedade e a prontidão da pessoa de desistir de tudo o que ela tem para o bem da sociedade.

A Sabedoria da Cabalá e o Confucionismo

Pergunta: Nós podemos ver alguma conexão entre o Confucionismo e a sabedoria da Cabalá, de certa forma, onde um dos componentes importantes dessa psicologia ou filosofia é a capacidade de adiar o consumo para o dia seguinte? Ainda hoje, existem leis rígidas em Cingapura que regulam o consumo. Se você ganha mais do que certa quantia de dinheiro, você não pode gastá-lo consigo mesmo, mas deve dar para um fundo especial que guarda para sua educação, cuidados de saúde e pensões futuras. Isto significa que tudo se resume a normas de consumo inteligente.

Resposta: Isso é verdade. Você trouxe um ponto muito importante: a conexão entre a sabedoria da Cabalá e o Confucionismo. A sabedoria da Cabalá pede para amar seu amigo como a si mesmo. Se investigarmos mais profundamente o Confucionismo, veremos que ele também aspira à unidade do povo e a fornecer suas necessidades básicas, normais, enquanto tudo o que excede as necessidades normais de uma pessoa deve ser dirigido para o benefício da sociedade.

Comentário: Na verdade, foi graças a tais fundos que a economia de Cingapura está florescendo tão rapidamente. Você investe o seu dinheiro no seu futuro, e ele é investido no desenvolvimento da economia, que, por sua vez, leva a elevar o padrão de vida de cada membro na sociedade.

Resposta: Infelizmente, as tentativas feitas na China, Cingapura e outros países desmoronarão no final porque eles estão desconectados da natureza. Sua atual situação é temporária, e continuará até que o egoísmo na sociedade cresça a tal ponto que eles não serão capazes de permanecer nas velhas estruturas e leis existentes. Isto levará à corrupção em grande escala e roubos que não vimos nem na Rússia nem nos Estados Unidos.

Comentário: No entanto, existem ainda pessoas entre os líderes desses países que compreendem o perigo iminente. O atual presidente Chinês, por exemplo, está combatendo a corrupção como ninguém antes dele combateu.

Resposta: Eles não serão capazes de fazer nada a não ser que renovem os valores educativos da nação. Não se trata de uma nova educação chinesa, mas da educação Cabalística. Uma pessoa deve sentir que pode alcançar um novo nível de desenvolvimento através da educação, e ao mesmo tempo, ela ganha seu estado eterno. Se não o fizer, ela vai apodrecer como um animal. É um dos dois. As pessoas vão concordar de bom grado em se limitar a nível corporal por uma recompensa tão grande, porque ela promete apenas resultados positivos, sendo a forma sensata de consumo e serão mais atenciosas com os outros já que vão sentir que é na conexão com os outros que podem adquirir o acordo, a estrutura, onde vão sentir a próxima dimensão.

A Constituição de Israel: Ama Teu Próximo Como a Ti Mesmo

Pergunta: Eu não trouxe países como um exemplo aleatório. É porque é mais fácil ilustrar determinados benefícios em uma pequena área geográfica. Sua ideia pode ser demonstrada primeiro em Israel?

Resposta: Eu ficaria feliz em implementar essa ideia entre os chineses e em outros lugares remotos, mas ela só pode funcionar em Israel com seu povo teimoso, egoísta. Porque é a partir dessa nação que tais ideias passarão ao mundo inteiro. Eu acredito que é somente através do trabalho com nosso povo que sentiremos a necessidade urgente de uma mudança de paradigma, da base real da nossa visão de mundo e da nossa atitude para com mesmos, com o estado, com a nação e com o mundo. No momento, não temos tudo isso; no momento não há nenhuma nação e nenhum Estado.

Comentário: Ainda não há nenhuma constituição em Israel.

Resposta: Há na verdade uma antiga constituição. Ela está escondida nas bases da sabedoria da Cabalá: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”. Eu acredito que seremos capazes de cumpri-la em nossas vidas quando nos aproximarmos de todos os setores da nação, para conhecê-los, conversar com eles, não pela aproximação com o governo.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 01/04/15

Comente