O Segredo Essencial Dos Judeus, Parte 33

Do livro: O Segredo Essencial dos Judeus, M. Brushtein

Unidade = A Meta da Natureza

É hora de fazer diretamente a pergunta. Qual é a relação entre a unidade do povo e a unidade com a natureza?

Em primeiro lugar, existe uma conexão entre as partes da natureza? Se existe, quem sabe disso, exceto os Cabalistas? Acontece que cientistas e pensadores têm falado sobre isso há muito tempo.

“Os seres vivos, desde as bactérias até as plantas e animais superiores, incluindo o homem, são um todo inseparável” (Vladimir I.Vernadsky)

O fato de que a humanidade está passando a se unir contra todas as probabilidades também se sabe há muito tempo.

“Evolução = Aumento de consciência, Aumento de consciência = união efetuada. A reunião geral, na qual, por ações correlacionadas de dentro e de fora da terra, a totalidade das unidades e forças pensantes estão envolvidas – a agregação num único bloco de uma humanidade cujos fragmentos se fundem e se interpenetram diante de nossos olhos apesar de (na verdade, na proporção de) seus esforços em separar”. (Pierre Teilhard de Chardin, Le Phenomene Humain)

Sim, muitas pessoas entenderam e sentiram que a humanidade deve se unir, mas como e por que elas não sabiam.

“Religião e educação social pública por milhares de anos já tentaram e estão tentando criar uma unidade, e pela força, incluir todos num entendimento comum sobre o significado e o propósito da vida.

“Este entendimento comum nunca existiu em milênios de história humana”. (Vladimir I.Vernadsky)

Cabalistas não só sabiam e sabe as respostas para essas perguntas, mas, além disso, explicaram por que a humanidade evolui desta forma e não de outra forma.

“Nós podemos distinguir quatro divisões nas espécies Falantes, dispostas em gradações uma sobre a outra. Essas são as Massas, os Forte, os Ricos e os Sagazes. Eles são iguais aos quatro graus de toda a realidade, chamados de “Inanimado”, “Vegetal”, “Animal” e “Falante”. (Baal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot”)

Esta divisão da humanidade corresponde a estes quatro estágios de desenvolvimento que estávamos falando. Além do mais…

“Nós devemos saber que esta lei é inclusiva para toda a criação; todos os sistemas da natureza são baseados nela, tanto orgânicos como inorgânicos, até a espécie humana com todas as suas propriedades idealistas e materiais.

“Em todos os descritos acima não há ninguém que não obedeça a lei de ferro da evolução gradual resultante da colisão mútua dessas duas forças entre si. Há uma força positiva, ou seja, construtiva, e uma força negativa, ou seja, negativa e destrutiva”. (Baal HaSulam, “A Solução”)

Em conclusão, nós podemos dizer que a humanidade deve se envolver neste processo evolutivo. Quanto mais cedo, melhor.

“Assim, se deixarmos o mundo evoluir naturalmente, o mundo de hoje deve ser submetido às tormentas e ruína que o homem primitivo experimentou”. (Baal HaSulam , “A Solução”)

Comente