Tudo Para Doar

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo”, 32:30-32: E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: “Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado”. Assim voltou-se Moisés ao Senhor, e disse: “Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-Te, do Teu livro, que Tens escrito”.

Pergunta: Acontece que Moisés desiste de subir ao mundo superior. Mas como alguém pode desistir da eternidade?

Resposta: Quando uma pessoa está no nível de Moisés, no nível do atributo de doação, o próprio nível dita o que ela faz. Estando neste atributo, a pessoa não pode ver a si mesma, a sua própria existência, e o preenchimento de sua forma de outra maneira. Se não há preenchimento, ela também não existe, pois a menos que seja preenchido, o atributo de Moisés não leva a nada. É parecido com o estado em que Baal HaSulam pediu para ser rebaixado de sua altura espiritual para que pudesse ser capaz de expressar em seus escritos o que as pessoas precisam, a fim de cumprir a correção.

Portanto, quando Moisés pede ao Criador para riscá-lo do Livro da Vida, não há resistência, rebelião contra o Criador, já que é o atributo interno de uma pessoa. Nós não devemos imaginar Moisés como uma pessoa diante do Criador. Tudo o que a Torá fala está dentro de nós e nós temos que percebê-lo corretamente e não imaginar cenas de filmes de Hollywood. Uma pessoa que sente internamente o atributo de Moisés não pode responder de outra maneira, uma vez que ele a obriga. Nós sempre assumimos quem somos e quais atributos existem em nós e nos governam.

Qualquer estudo que traga a Luz, que nos leve a unir, é cumprido a fim de disseminar e doar. Tudo é para doar. A pessoa só existe para os outros, e só para que eles existam. Tal desprendimento absoluto é uma indicação do atributo de Bina.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/09/13

Comente