Retorno Da Dupla Ocultação

Dr. Michael LaitmanO conselho dos Cabalistas destina-se a nos lembrar da “vantagem da Luz sobre a escuridão”, que nós temos o poder para isso apesar do fato de que eu me sinto mal em meu coração em cada nível do meu avanço, e apenas durante o recuo me sentirei bem dentro do meu ego.

Portanto, eu preciso estar equipado com o apoio do ambiente. Em um estado ruim, quando eu caio no domínio dos desejos quebrados, da inclinação ao mal, da intenção egoísta, eu não posso fazer nada e é somente o ambiente que age em mim.

Este é outro resultado da quebra dos vasos: a divisão de um vaso em muitas partes. Agora, o trabalho pode ser feito em muitos vasos, numa determinada ordem de um após o outro. Graças a isso, eu posso apoiar os outros, fornecer suporte para mim mesmo e assim avançar.

Se uma pessoa está equipada com o apoio do ambiente, o ambiente opera nela, especialmente quando ela perde sua força. Se a pessoa não prepara o apoio do ambiente, ela não tem nada em que confiar ou com que contar. Nada a ajudará a despertar, a colocar os dados corretos em sua mente e coração junto com a sensação da quebra. Então ela não terá nada, exceto o sentimento de quebra, ela vai simplesmente cair, chorar ou até deixar o grupo e o caminho espiritual.

Nos estados mais fáceis o Criador envia à pessoa um estado de dupla ocultação. Então, quando se sente, ela não se lembra de que tudo decorre do Criador, que ela deve superar esta ocultação, e que ela se afoga totalmente na sensação ruim. Então, alguém a irrita e ela quer deixar tudo. Mas ela ainda não sai, já que entende que não tem escolha, e não há para onde fugir. Isso é chamado de dupla ocultação, mas ainda não é o completo desprendimento do Criador, já que no desprendimento a pessoa se torna totalmente “livre” da espiritualidade.

Após a dupla ocultação, a pessoa é de alguma forma trazida de volta se ela investiu sua força no grupo. Então ela é de alguma forma lembrada que há um propósito na vida, que ainda vale a pena trabalhar, já que tudo passa e desaparece, exceto esse objetivo que é eterno, e a pessoa deve alcançá-lo não importa o quê, então ela retorna.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 23/02/14