O Princípio Da Ascensão Espiritual

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 32:16-32:18: E as tábuas eram obra de Deus e a escritura era escritura de Deus , gravada sobre as tábuas . E  Josué  escutou a voz do povo a gritar e disse a Moisés: Há voz de guerra no acampamento!. E disse : Não é  voz de alarido de valentia de vencedores nem voz de alarido de fraqueza de vencidos;  eu ouço voz de impropérios que angustia a alma.

Quando Moisés desceu do Monte Sinai, ele pensou que a nação de Israel iria lutar entre si e dentro de si. Ao invés, ele ouviu os gritos de alegria que indicavam consentimento comum. Moisés era o único que estava contrário a todos os outros uma vez que até Aarão concordava com o desejo do povo de se fazer um bezerro de ouro. Este estado tinha que ser revelado, ele era necessário.

O atributo de Josué numa pessoa é uma certa ferramenta que está perto a Moisés como um assistente leal, um servo, que totalmente se anula perante si. Moisés é a cabeça e Josué é o corpo e as  funções executivas adicionais.

Tudo o que Josué recebe de Moisés é totalmente oposto à sua compreensão, ao seu conhecimento e sua perspectiva. Então ele não só se anula perante Moisés, mas recebe tudo como um axioma. Sua mente rejeita suas acções, mas porque ele opera de acordo com os desejos de Moisés, é como se sua mente fosse reconstruida e passa por um processo de reprogramação.

A correcção do corpo é do topo para baixo, como é dito, “os corações são atraídos pelas acções e os pensamentos atraídos pelos corações.” Por isso dizemos: “iremos fazer e iremos ouvir.” Esta é a nossa maneira, temos que nos anular perante o nível superior, fazer tudo o que dita, então iremos começar a entendê-lo. Este é o princípio de nossa ascensão contínua.

[127053]