O Lado Oposto Da Característica De Doação

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo”, 32:2-3: E Aarão lhes disse: “Quebrem os anéis de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e tragam a mim”. E todo o povo quebrou os anéis de ouro que estavam nas suas orelhas, e os trouxe a Aarão.

Jóias incorporam a parte feminina do trabalho espiritual, que inclui mulheres, idosos e crianças. Isto é o que é dito aqui, que todo o trabalho espiritual com o qual o povo de Israel se adorna torna-se seu oposto, a doação.

Aarão era o desejo do “sumo sacerdote em nós”; na época, este era o maior poder que o povo de Israel encontrou para o avanço. Se não fosse por ele, como eles teriam criado o “bezerro de ouro”? Este poder concordou com um trabalho que era o oposto da doação, porque o ego estava agora no controle.

Uma pessoa avança de forma particular, e parece-lhe que essa direção é completamente certa, e quando o ego se eleva, tudo aquilo que ela lucrou numa determinada parte do caminho que ela avançou, agora se torna o oposto. Portanto, mesmo uma característica tão pura como o sumo sacerdote se torna impura.

Nós encontramos muitos desses fenômenos em nosso mundo. Suponha que uma pessoa está envolvida em algum tipo de ciência, querendo levar bondade e felicidade à humanidade, e como resultado disso, produz uma arma que traz a morte.

Pergunta: Se uma pessoa avança por meio do “bezerro de ouro”(o seu ego), em minha opinião, o nível chamado “medo” está faltando aqui.

Resposta: Pelo contrário, o medo empurra a pessoa para o bezerro e ela adquire segurança. Em princípio, o medo deve trabalhar em conjunto com a vergonha, porque a pessoa deve fiscalizar e criticar a si mesma na medida em que a vergonha surge nela em todos os níveis.

A vergonha evoca a primeira restrição (Tzimtzum Aleph) em nós e deve nos levar a isto: que com a sua ajuda, nós podemos perceber o Criador. Isso ocorre porque a fonte da vergonha está na sensação do que está diante de mim, e isso é só o Criador.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 09/09/13