Vivendo Em Dois Mundos Paralelos

Pergunta: Por que é tão difícil para nós pedirmos a correção, se sabemos que tudo depende dela? Parece que é tão natural uma pessoa pedir.

Resposta: Sim, é natural pedir, mas aqui é preciso descobrir exatamente: o que nós precisamos pedir, como é que vamos pedir, e quem é aquele que nos dará a resposta? A oração não é apenas um grito, e se isto é colocado em palavras, isto deve nascer no coração, não lido em um livro.

Se uma pessoa se sente mal, ela não escolhe palavras bonitas. Nosso problema é que a oração não vem do fundo dos nossos corações.

Só o ambiente pode nos levar a tal oração. Se realmente quiser, você vai pedir. Por que nos parece que todos queremos isto e estamos tentando influenciar o próximo, mas algo não funciona? A principal coisa que nos falta é a profundidade do desejo, a verdade que está nele. Faltam-nos esclarecimentos sobre o que é importante para mim, e que é secundário parar de ser confundido entre os dois desejos: material e o espiritual.

Temos que aprender a lançar duas visões completamente diferentes para o material e o espiritual, sem misturá-los! Aqui está este mundo, egoísta, eu sou forçado a viver nele, ao mesmo tempo. E lá é o mundo da doação e eu gostaria de poder começar a viver nele. Isto determina a minha oração.

Nós ainda somos incapazes de distinguir um do outro, embora possamos ver um monte de progresso desde o último congresso.

[29964]

Da 4ª Parte da Lição Diária de Cabala de 21/12/2010, Escritos do Baal HaSulam