Uma Abordagem Criativa Para A Garantia Mútua

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando seguimos a lei da garantia mútua, a recompensa e o castigo estão escondidos, e mesmo se você a entende com sua mente, algo dentro de você diz, “está bem, ainda faço isso por minha própria causa”. Então, como nós podemos compreender esta lei?

Resposta: Realmente não é fácil executar esta lei, já que todo o nosso egoísmo é dirigido contra ela. A lei da garantia mútua é a lei geral e única que abrange todo o sistema, onde a pessoa, junto com o resto da criação, existe em adesão com a lei comum da natureza: o Criador. O sistema foi criado pelo Criador e Ele, com a ajuda da Luz Superior, o ativa.

O Criador trouxe restrição e ocultação ao sistema de modo que pudéssemos estudar a conexão entre todas as partes deste sistema para falharmos em cada uma de nossas ações, para descobrir o que está faltando, de modo que este sistema funcione corretamente e com eficiência, e para desejar que ele possa começar a trabalhar. É como se criássemos esta parte que falta toda vez, desejando que ela ocorra, e então, como em um filme, um conto de fadas, de repente ela ocorre.

É difícil expressar em palavras quão criativa a pessoa se torna; ela participa da criação deste sistema. Ela alcança, entende, constantemente adiciona e o mantém. Tudo isso, claro, é realizado pela força superior, mas na adesão com o Criador a pessoa vê um propósito e uma necessidade nisso.

Tudo o que fazemos deve nos levar ao estudo da conexão correta entre nós e a sua realização. Conforme trabalhamos na criação deste sistema, nós aprendemos toda realidade infinita, desde o ponto quebrado e distante deste mundo até sua completa construção.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 15/10/10, Escritos do Baal HaSulam