Um Aparelho Para Resolver Os Problemas Da Vida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Suponha que as pessoas se reúnam em torno de uma mesa redonda para discutir problemas de negócio e nós sugerimos que elas também falem sobre outros assuntos: sobre as relações entre casais, saúde e educação dos filhos. É correto aumentar o leque de questões?

Resposta: É aconselhável começar com algo distante; talvez não negócios, porque pode haver conflito de interesses. Eu passaria a conversa para outro assunto mais geral, civil, simples, coletivamente humano, e com isso, mostraria às pessoas como é possível ter uma discussão e chegar a um denominador comum.

Por exemplo, é possível levar o tema das relações entre casais, a educação dos filhos, o relacionamento com os pais, um assunto que afeta todas as pessoas.

Pergunta: Em grupos como estes uma dinâmica interessante é vista. A princípio as pessoas discutem alguma questão, como por exemplo um tema de negócios, e quando o resolvem, todas relaxam e começam a gostar de estar juntas. Mas esse prazer não dura. Se não introduzirmos algum tipo de mecanismo especial, as pessoas arrefecem rapidamente. O que mais poderia estimular o processo?

Resposta: Nós devemos acrescentar mais “lenha na fogueira”, novos temas, de modo que elas vão ver que a mesa redonda é um dispositivo para resolver os problemas da vida.

Se as pessoas se conectam de acordo com os princípios que estabelecemos, onde cada uma ao redor do círculo completa a outra sem se opor às demais de forma alguma, entendendo que as demais também têm o direito a uma opinião pessoal e que se complementam entre si, então é simplesmente necessário mostrar-lhes que, num círculo como este, problemas humanos básicos podem ser resolvidos.

De KabTV “Através do Tempo” 15/09/13