Será Que O Presidente E A Faxineira Vão Se Entender?

Dr. Michael LaitmanPergunta: É possível reunir representantes de diferentes classes sociais nas mesas redondas? Eles não rejeitariam um ao outro porque não são iguais?

Resposta: Na mesa redonda, as pessoas precisam se sentir iguais. Não somos todos iguais por natureza, mas isso não depende de nós. Volte-se ao Criador que nos criou assim. Em todos os outros aspectos, somos iguais. Nós viemos aqui e ninguém deve se sentir como não convidado, desfavorecido ou falho.

Portanto, eu sempre insisto que as pessoas têm condições iniciais absolutamente iguais, e a única coisa que deve ser corrigido entre elas é que todas se elevem acima de seu próprio egoísmo, para o estado de uma plataforma comum. Acredito que pelo menos na primeira fase, quando ainda estamos criando mesas redondas, nós temos de torná-las tão homogêneas quanto possível.

Se nós não as formarmos de acordo com uma qualificação de propriedades ou em qualquer outra base, você pode ter problemas. Afinal de contas, pessoas muito diferentes mal conseguem se entender. Por isso, deve haver pelo menos alguma conexão preliminar entre elas.

Portanto, é desejável selecionar as pessoas que são semelhantes entre si. Então será mais fácil para elas se conectarem. As pessoas carregam com elas as várias convenções sociais que acumularam ao longo de suas vidas. Durante a vida, as pessoas desenvolvem todo um quadro conceitual, e cada uma viveu em tais condições diferentes que as pessoas dificilmente conseguem se entender.

Eu sou a favor de reunir pessoas iguais em mesas redondas. Um gerente, seu vice, um funcionário e uma faxineira não podem sentar na mesma mesa e ficarem livres para discutir. Temos de levar em conta o que as pessoas trazem para a mesa. Não acredito que no mundo real possamos conectar pessoas tão opostas como o presidente e a faxineira, e eu não gostaria de tentar estas experiências; isso seria uma falta de compreensão pela faxineira e humilhação para o presidente.

Compreensão e unidade é possível apenas se as pessoas já subiram ao nível em que já sentem igualmente a necessidade do outro e se complementam totalmente. Nossa missão é trazê-las a este nível. Depois, elas experimentarem valores completamente diferentes que extrairão da mesa redonda comum, então é uma questão diferente. Mas isto deve acontecer.

Da KabTV “Através do Tempo” 15/09/13