Um Pedido Duplo E Uma Resposta Dupla

Dr. Michael LaitmanMesmo sob o domínio das forças egoístas (as cascas – Klipot), nós podemos despertar o superior. Somente aqueles em quem o ponto no coração despertou têm o potencial de se conectar com o Criador, mas com uma intenção que ainda é inerte por si mesma. A pessoa se volta ao Criador com intenções que ainda são inertes para si mesmo e, portanto, consideradas à mercê das forças impuras.

Quanto mais força a pessoa tem para se voltar ao Criador, mesmo que ao fazê-lo seja para si mesma, maior o egoísmo (Klipa). Portanto, como está escrito: “Aquele que é maior do que seu amigo, seu desejo é maior do que o dele”. Os grandes ímpios, as enormes forças do egoísmo que a Torá fala – Balaão, Balaque, Faraó (a casca geral), Hamã, Ahaseurus, e as sete nações que ocupam a terra de Israel antes da chegada dos judeus -, todos esses atributos são despertados numa pessoa de acordo com seu nível. Quanto maior a casca que a pessoa se encontra, maior a Santidade com que ela é premiada em contraste a isso.

A subida começa quando o ponto no coração desperta numa pessoa enquanto ela está no cativeiro das forças egoístas (Klipot) e na intenção de receber para si mesma. Embora o ponto no coração se encontre na intenção egoísta a fim de receber, não por escolha, ele gera uma oração (MAN). Embora a oração seja egoísta, a fim de receber, ainda é uma oração do inferior, da casca que desperta o superior a agir. Em seguida, o superior começa a trabalhar nesta oração e eleva-a de um nível para outro até Ein Sof (infinito). No entanto, nós aprendemos apenas sobre três níveis: o inferior, o superior, e o superior do superior (ou o mais elevado). Todos os outros níveis operam da mesma maneira.

Este trio opera constantemente: o inferior, o superior, e o superior do superior (o mais elevado). O inferior é o egoísmo, e o superior, que sente a tristeza do inferior e sabe como traduzi-la corretamente, processa a oração corrupta do inferior para uma oração corrigida e a eleva ao superior do superior que está em santidade, desconectado do inferior corrupto. Portanto, no superior do superior já existe toda a Luz e força necessárias para cuidar do inferior.

O superior se eleva ao superior do superior com uma oração dupla: a oração do inferior e sua resposta a ela. Assim, o superior do superior dá o dobro da grandeza que ele precisa para cuidar do inferior. Quando ele atinge a grandeza, já pode cuidar do inferior corrupto. Assim, verifica-se que o “primogênito”, como é chamado o Partzuf superior, recebe o dobro do superior do superior: a sua parte e a parte para o inferior corrupto. Esta é a forma como a cadeia funciona.

Esta é a única ação em nossa correção e ela nos tira das Klipot. Assim, a primeira condição é a oração. Todo o nosso trabalho espiritual, toda a realidade que nós sentimos, é organizado e preparado para ajudar a elevar uma oração ao superior. Não há nada, exceto o nosso pedido. Isto é porque nós não podemos realizar nenhuma ação, exceto a chance de pedir. Isso é realmente o que nós esquecemos.

Nós finalmente vamos entender que não há outro além Dele, e que o Criador é bom e benevolente, que há uma única força que opera na realidade, sobre a qual está escrito: “Eu sou o primeiro, e sou o último”. Tudo isso é feito para nos ajudar a descobrir o nosso pedido a qualquer momento.

O pedido do inferior deve ser organizado corretamente a fim de doar. Se pedirmos por nós mesmos, nós estamos nas Klipot, sob o domínio das forças egoístas impuras. Se continuamos a pedir por nós mesmos, nós nos encontramos mais profundamente neste egoísmo.

Todos os nossos pedidos, todas as deficiências – até mesmo dos estados mais vergonhosos- ainda se elevam. A única questão é de que forma. Se os pedidos não estão em equivalência de forma com o superior, eles ainda são aceitos e influenciam o sistema e seu desenvolvimento. Mas, neste caso, as forças nos obrigam a nos torturar e a ver o mundo se tornando mais fortemente mal e obscuro. Nós avançamos, mas pelo caminho do sofrimento, em seu tempo (Beito).

Se nossos pedidos estão de acordo com o desejo do superior, eles despertam todos os níveis de correção a subir até Ein Sof e nos trazem a nova Luz que irá esclarecer, corrigir e preencher nossos vasos a fim de doar. Então, nós vamos avançar pelo caminho do “eu vou apressá-lo” (Achishena).

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 22/09/13