Não Adie Nada

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que eu continuo esquecendo e perdendo a linha de pensamento de que nós temos que ser como “um homem em um só coração”?

Resposta: É porque você não sente isso como uma necessidade crítica; este é o problema. Quando uma pessoa está doente, ela constantemente pensa apenas no medicamento que pode curá-la. Diz-se que a Luz é um remédio para todos os males, mas nós não a sentimos.

Nós não consideramos a Sabedoria da Cabalá como um meio para o progresso pessoal e geral, já que nos sentimos bem assim. Nós não conseguimos nos estimular de modo que a meta nos atraia tão fortemente que nós estejamos prontos para fazer o que for necessário.

Portanto, o que acontece nesta situação? Diz-se: “Estou colocando sobre eles um rei como Haman…” e depois, não tendo nenhuma escolha, nós temos que fazer o que tem que ser feito, ou seja, pelo caminho do sofrimento. Os sofrimentos são necessários, mas podemos substituí-los por sofrimentos internos, para nos sacudir e acender o nosso desejo pela meta. Se a meta for importante e estou longe dela, eu sinto dor. Eu não ignoro a dor, mas em vez disso, faço um esforço para superar o fosso entre eu e a meta. Isto significa que a dor me empurra para frente.

Mas, em vez disso, nós podemos relaxar cada vez e pensar que não é assim tão mau e que podemos esperar. Baal HaSulam, no entanto, adverte-nos em seu livro O Fruto dos Sábios, “Carta 13″:… e a verdade irá mostrar-lhe o caminho, e quem sente tristeza torna sua tristeza conhecida e não pode escondê-la ou conter-se. Na verdade, assim é como vão se sentir todos vocês juntos, quando hoje vai se tornar amanhã e em vez de agora vocês vão dizer mais tarde. E não há nenhum remédio para isso, exceto fazer um esforço e entender este erro e esta distorção, que aquele que é salvo pelo Criador é salvo se ele precisa de salvação hoje, enquanto aquele que pode esperar por amanhã se tornará sábio apenas quando sua vida acabar. Você sente isso porque tem negligenciado meu pedido para se empenhar no amor dos amigos, que eu expliquei a você de todas as maneiras que pude que este mérito é suficiente para fornecer tudo o que lhe falta.

Tudo o que acontece conosco é apenas para reforçar o amor dos amigos, porque na mesma medida, nós podemos atrair a Luz que Reforma, que corrige tudo. Se realizarmos uma determinada ação, temos que primeiro verificar se ela conduz a uma conexão mais forte ou se leva à separação. Então nós imediatamente vamos entender o que deve ser feito e o que não deve ser feito, do que devemos nos aproximar e do que devemos fugir. É porque nós atraímos a Luz pela conexão entre nós. Quando nos conectamos, nós atraímos outra porção de Luz e assim por diante. Este é todo o segredo, e não há nada exceto isso.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/10/13, O Zohar