A Única Transformação Que Lhe Dá Vida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como é possível que o Rabbi Shimon pudesse chorar ao decidir se devia ou não revelar o segredo escondido no Livro do Zohar? Pode-se confiar a um Cabalista tal enorme segredo com o qual ele iria nos prejudicar?

Resposta: Rabi Shimon não era uma pessoa comum, feita de carne e osso que se escondeu numa caverna, mas é todo um sistema, uma parte do mundo superior que se veste no Criador, e recebe tudo o que Ele tem de acordo com a equivalência de suas propriedades com as Dele. Ao mesmo tempo, ele contempla como conseguir passar esta Luz às outras almas que ainda precisam nascer e se desenvolver.

E para conseguir isso, ele emprega um sistema mais espiritual, o rabino Abba, o qual torna possível passar esta Luz para baixo. Com o rabino Abba e a assistência dos outros nove discípulos, cada um dos quais representa uma das 10 Sefirot e é composto de 10 sub-Sefirot (isto é, eles contêm um conjunto completo de 100 Sefirot), após a ocultação e a redução da Luz neste mecanismo específico, a Luz pode ser adaptada às almas da nossa geração.

Esta Luz é designada especificamente ao nosso tempo e não aos seus contemporâneos ou aos períodos do exílio. Esta é uma correção única, assim como a que os sábios do Talmude realizaram em nosso nome, de modo que não teríamos que atormentar nossos corpos para encontrar a espiritualidade como tinha sido escrito naqueles tempos: “Comer pão com sal, beber água, dormir no chão nu e estudar a Torá e assim ter sucesso!”, mas depois do tempo do Talmude, tais restrições não são necessárias e basta simplesmente estudar a Torá interna (Cabalá), sem quaisquer limitações corporais!

Isso se tornou possível porque os Cabalistas daquela época inseriram um complemento necessário no sistema espiritual, adaptando-o assim para nós. Além disso, isso corresponde com o quão perto nós nos aproximamos dele graças à evolução do nosso desejo de receber (desejo, ego). Eles (Rabi Shimon e os nove discípulos) aproximaram a Luz de nós, enquanto nós também nos aproximamos dela (pela evolução no sentido inverso, aumentando assim o nosso ego), e agora nos tornamos tão próximos uns dos outros que o efeito da Luz sozinha é suficiente para a nossa correção. Nenhum sofrimento corporal é mais necessário.

Tudo isso ocorreu graças às correções efetuadas no sistema superior construído pelos Cabalistas anteriores. Estes sábios são parte dos mundos superiores e a parte mais interna, pois estão relacionados com as almas. Quando eles realizam correções, eles adicionam ao sistema coletivo tais elementos reformados que o revivem. Por causa deles, ele ganha vida e começa a trabalhar passando a Luz até nós!

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 14/12/10, Escritos do Baal HaSulam