A Satisfação Interna Anula As Necessidades Externas

Dr. Michael LaitmanPergunta: O principal incentivo para trabalhar em uma empresa convencional é o ganho financeiro. Qual é a motivação correta para trabalhar em uma organização que dissemina a metodologia integral?

Resposta: Não pode haver qualquer motivação financeira em qualquer empresa que dissemina a metodologia Integral. A pessoa deve receber uma compensação suficiente para não sentir quaisquer necessidades especiais. Se sua vida é dedicada a unidade integral, então é suficiente prover a sua família com um nível normal de subsistência. Trabalhar com uma boa equipe e a satisfação que a pessoa obtém com seu trabalho será completamente suficiente e ainda vai trazer-lhe um sentimento de felicidade (claro que com a condição de que sua família não apresente demandas anormalmente elevadas).

Eu não acho que os incentivos materiais irão desempenhar um papel importante aqui. Se uma empresa acumula fundos adicionais, ela pode igualmente aumentar os salários dos seus trabalhadores para que as pessoas se sintam mais à vontade. Todos devem receber o mesmo salário: os professores, os seus assistentes que transportam equipamentos para vários eventos, aqueles que ajudam os professores a realizar seminários e assistentes técnicos.

Na sociedade integral um grande princípio deve ser rigidamente observado: o princípio da igualdade de trabalho e igualdade de remuneração. Afinal, a pessoa é capaz de ensinar, porque a natureza incorporou certas qualidades nela; outra pessoa tem a capacidade de transportar coisas pesadas ao redor. Eu não posso levantar coisas pesadas, e outra pessoa não sabe como ensinar. Nós nos complementamos com cada um investindo suas habilidades. Assim, a compensação deve ser igual.

A compensação pode ser ajustada para certas situações familiares. Digamos, uma pessoa tem cinco filhos, outra deve sustentar uma segunda família e pagar pensão alimentícia. Assim, nós temos que ajustar seus salários e criar condições para que os nossos amigos deixem de pensar nestas questões e se estressem com elas.

Baal HaSulam escreve que as pessoas devem receber salários relativamente iguais. Se eu tenho dois filhos, uma esposa, e pais velhos, naturalmente, eu deveria estar recebendo o dobro do que um jovem saudável e solteiro; eu não estaria recebendo nada fora da lei.

Atualmente, pessoas casadas e solteiras que trabalham em nossa organização recebem o mesmo salário. Eu acho que é errado. Mas, a fim de diferenciar os lucros, nós precisamos ter pelo menos alguma “almofada” financeira, o que ainda não temos.

Assim que obtivermos um novo nível de flexibilidade financeira, vamos fazer a transição para uma diferenciação condicional na compensação dos nossos trabalhadores. Todo mundo deve ser mais ou menos igual. O salário da pessoa não deve depender de quem ela é, mas sim das circunstâncias que se desenvolvem em torno dela.

Comentário: Digamos que eu more em Nova York, dissemine nossa metodologia e ensine. No entanto, eu estou acostumado a um padrão de vida mais elevado do que o público em geral na nossa organização…

Resposta: Isso significa que você não está lá ainda; nós vamos esperar por você até que você chegue a um nível normal. Se você estiver envolvido na disseminação integral, você acabará por perder o interesse nos excessos deste plano material e vai inevitavelmente ficar satisfeito com as condições normais gerais. Você não vai mais desfrutar restaurantes caros ou roupas da moda (exceto se você tiver que se vestir bem para representar a nossa organização em algum lugar). Você vai precisar apenas de coisas que são necessárias para o seu trabalho: roupas confortáveis e limpas e uma dieta normal. A satisfação interna extinguirá as necessidades externas.

A principal motivação na sociedade Integral é o resultado que obtemos, a importância da meta que perseguimos, a unidade, o prazer que recebemos do trabalho que fazemos, do resultado do processo.

De KabTV “Através do Tempo” 17/09/13