As Especificidades Da Nossa Geração

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o trabalho com o público externo desenvolve uma necessidade pelo Criador e por um grupo?

Resposta: Porque é tudo um só vaso. Caso contrário, não há necessidade de fazer isso. Porém, se nós queremos chegar mais perto do Criador, nós sentimos que isso só é possível através do trabalho com as pessoas. A razão não está em se preocupar com outras pessoas, porque, de acordo com o desenvolvimento dos nossos desejos, nós não sentimos necessidade. Mas nós queremos alcançar o Criador, embora ainda egoisticamente, e vemos que não há outra maneira.

Ao investir egoisticamente no trabalho com as pessoas, com a intenção egoísta de alcançar o Criador (Lo Lishma), nós ainda cuidamos dos outros em prol de revelá-Lo, ou seja, nós já conectamos esta cadeia. Nossas intenções ainda são incorretas e egoístas, mas nós estamos no caminho, fazendo ações corretas. Então, essas ações corretas atraem até nós a Luz que Corrige, que corrige a nossa intenção. Assim, nós vamos de Lo Lishma à Lishma.

Nós não somos obrigados a ter uma intenção; isso não depende de nós. Nós apenas somos obrigados a fazer esforços onde podemos e a intenção será corrigida por causa deles. Não se pode exigir que uma pessoa não pense em si mesma. Como isso é possível? A intenção depende apenas da força da Luz que nos afeta como um ímã desde cima. A Luz nos puxa mais e nós subimos nos e ficamos inspirados pela intenção correta; ela nos puxa menos e nós caímos e pensamos mais em nós mesmos. Tudo depende da Luz.

Nós despertamos a Luz pelo nosso desejo de corrigir a intenção. Isso é chamado de realização do mal. A oração é um pedido da intenção de doar, mas já em ações corretas.

Inicialmente havia Cabalistas que podiam sentir a necessidade de se voltar ao Criador só por causa da conexão com os amigos. E nós não somos capazes disso, o nosso desejo é mais egoísta, quebrado e espesso. Mas, por outro lado, justamente por isso, nós somos capazes de começar a trabalhar com o público em geral. Esta é a característica da nossa geração.

À medida que trabalhamos, nós sentimos mais agudamente a necessidade do grupo, porque sentimos que, sem uma conexão com ele, não teremos sucesso na disseminação externa. E nós dependemos dele porque temos vergonha de sermos perdedores e gastamos tanto esforço em vão; nós já investimos muito neste trabalho.

Porém, no final, o Criador vai jogar conosco para que possamos perceber que dependemos apenas Dele e de mais ninguém, nem do público nem de nós mesmos. Este é o propósito de tudo o que está acontecendo agora neste mundo, para que nós O desejemos e entendamos que a fonte de toda a nossa vida está Nele!

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/08/13, “Grupo e Disseminação”

Comente