Uma Nova Vida Onde A Verdade É Doce

Pergunta: Se nós tivéssemos que esclarecer as coisas de acordo com a verdade ou mentir em vez de amargor e doçura, vamos descobrir que tudo o que é amargura é realmente a verdade?

Resposta: Nos níveis da natureza inanimada, vegetal e animal, a doçura é a verdade e amargura é uma mentira. Pessoas constantemente esclarecem este ponto. Podemos vê-lo especialmente com crianças pequenas e quando elas crescem, torna-se mais oculto. A mentira confunde os esclarecimentos e eles não parecem tão mais proeminente.

Acontece que eu posso me esforçar e parecer como “um verdadeiro guerreiro”, dedicado a uma idéia abstrata, mas é tudo uma mentira. Esta idéia abstrata, esta causa sublime simplesmente parece tão doce para mim e por isso estou preparado para fazer tudo em meu poder para alcançá-la. Todos os nossos esclarecimentos visam apenas a alcançar doçura. Na verdade, não estamos prontos para levantar um dedo até que a Luz Superior nos permita fazê-lo, que é chamado de “fé acima da razão”, a força de doação.

Até então não há nenhuma maneira que nós possamos fazer nada se nós não virmos nenhum benefício nela para nosso desejo de receber por causa da doçura. Eu posso mudar um benefício por outro, graças à compreensão, o reconhecimento, a inveja, a paixão, o respeito, a influência do meio ambiente, a atitude popular, e fora o medo de que as pessoas podem dizer sobre mim, e se os meus amigos me justificarem.

Tudo isso afeta o meu comportamento, mas apenas porque os meus valores mudam e o que parecia ser amargo antes não parece tão mais. É porque agora eu sei que se eu usar essa coisa amarga, eu vou ser premiado com o apoio do meu ambiente, por isso não parece tão mais amargo, mas é sentido como doce.

A doçura eu sinto do ambiente que me diz o quão grande eu sou, que herói, e o fato de que todo mundo quer ser meu amigo agora é adicionado ao gosto amargo que eu senti. Acontece que eu sinto doçura em um nível totalmente diferente de gosto. Mas ainda é doçura para a qual vale a pena fazer um esforço, e por isso eu mudo.

Parece que eu passo por algumas mudanças e correções, e que eu subo, mas tudo isso acontece no meu desejo de receber e nada realmente muda. A verdadeira mudança só pode acontecer pela Luz que Corrige. Quando uma pessoa recebe, ela sente o que realmente é uma mudança.

Portanto, é dito: “Provai e vede que o Senhor é bom.” Sem provas, não vemos nada. Você acha que está mudando, mas, na verdade, as alterações são apenas no nível deste mundo. Você pode tornar-se mais “humano” e se preocupar menos com o seu corpo físico, mas é tudo graças ao seu desejo de desfrutar o que é simplesmente mais complexo, profundo e egoísta, nos níveis mais refinados e disfarçados do ego.

Tudo é simples para uma criança pequena – se algo é doce, ela quer, e se é amargo, ela não quer. Mas um adulto pode lidar com o sabor amargo, e se se é justificado e valorizado pela sociedade, ele sente essa amargura como doçura. Então, ele já acha que ele é grande e especial e que ele já corrigiu o seu gosto, mas, na verdade, ele ainda é a mesma criança egoísta, mas mais astuta e corrupta.

É assim que a nossa vida passa, até que, finalmente, chegamos ao reconhecimento do mal. Graças a todas estas mudanças, “mudamos” os gostos que são amargos para um bebê em doçura para um adulto, mas eles não contribuem para nada. Nós não atingimos o cumprimento do nosso desejo desta forma.

Pelo contrário, chegamos a um ponto em que o desejo é totalmente vazio e não temos nenhum meio de mudar a nós mesmos, a fim de sentir um certo prazer. Assim, a humanidade finalmente chega a uma barreira, um ponto crítico, onde tem de decidir que precisa da força superior que vai mudar a nossa realidade e nos mudar.

Isso significa que precisamos da Luz que Reforma, mas as pessoas não sabem que ela existe e por isso temos de explicar-lhes que é possível mudar essa realidade e para subir juntos pela nova consciência que nos permite chegar a doçura ao invés da amargura através da conexão entre as pessoas. Lá, nessa conexão sentimos uma nova vida

[114,583].

Da1º parte da Lição Diária de Cabala de 13/8/13,Escritos do Baal HaSulam