Quarenta Níveis Em Duas Semanas, Não Em Quarenta Anos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você diz que nós podemos e estamos prontos para sair do Egito. Ajude-nos a nos livrar de tudo e leve-nos por essa ponte estreita para que possamos segui-lo como um guia.

Resposta: Todo o professor do trabalho espiritual é como Moisés (o nome deriva da raiz limshoh – “tirar”, em hebraico), e toda a Torá – começando com Adão até o Egito e, especialmente, a partir da entrega da Torá até o estágio de entrada na Terra de Israel – descreve as andanças no deserto.

As andanças no deserto representam um estado em que não se vê nada, quando ninguém sabe ou entende nada, mas todos seguem o líder. O líder é seguro de si mesmo, mas ele tem problemas com o Criador. Às vezes, ele realiza suas ordens e às vezes não. Às vezes, ele as entende corretamente e às vezes não. As pessoas também nem sempre ouvem o seu líder, e, por vezes, acreditam nele e às vezes não. Às vezes elas gritam com Moisés, e às vezes com o Criador, e às vezes com ambos, e assim nós vemos como elas continuam essas relações mútuas interessantes por 40 anos.

Eu devo dizer que o líder não deve ser invejado. O que ele pode fazer? Nada. O que quer que ele faça, ele tenta fazer tão fielmente quanto pode, em doação, e tenta fazer tudo que está em seu poder. Às vezes, ele está pronto para orar por todos e pedir ao Criador que tenha misericórdia deles.

No entanto, não há para onde correr. Eles devem passar por todos os quarenta níveis (40 anos de andanças no deserto), uma vez que os quarenta níveis é a distância entre Malchut a Bina. Isso dura até que toda a geração que saiu do Egito morra, e só a próxima geração, seus descendentes, entra na terra de Israel.

Isto significa que todos os desejos que uma vez estavam sob o domínio do ego devem morrer, e novos desejos que já estão adaptados ao trabalho para doar devem substituí-los. Até que isso aconteça, não há para onde correr. Teoricamente, nós podemos passar por isso em duas semanas, embora eles tenham passado por isso em 40 anos.

Eu disse a vocês antes da Convenção que vocês estão se preparando e que estão vindo para a Convenção para continuar a preparação, não para olhar para mim. Isso significa que tudo depende da preparação e da conexão entre vocês. Eu só ensino vocês e não posso fazer nada, nada!

Tudo depende da conexão e da unidade entre vocês, da conexão do coração interno que se destina corretamente para que vocês também estejam à espera da doação da Luz como o maná do céu. A Luz vai corrigir, alterar e conectá-los um ao outro. Essa é a principal coisa! É o seu desejo mútuo e o desejo de todos vocês juntos para cima.

Vocês devem se esforçar um pouco mais, mas com essa intenção: nós, todos nós, juntos, estamos esperando o Criador que irá nos corrigir e se alegrar com isso.

Da Convenção em São Petersburgo “Dia Três” 14/07/13, Lição 5

Comente