Por que O Nosso Tempo É Tão Especial?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Porque a disseminação em nosso tempo é contada como verdadeiro trabalho espiritual?

Resposta: O mundo mudou e tornou-se pronto para ela. Nós estávamos nos preparando para este momento e poderíamos continuar apenas estudando sem sair para o público, permanecendo em estado de expectativa como um motor em ponto morto. Ou seja, o motor está funcionando, mas a uma velocidade muito baixa e em marcha lenta. Há pouco mais que uma faísca de vida nele.

Neste estado, nós poderíamos ficar até o fim de nossas vidas, como os Cabalistas do passado faziam, mas eles viviam numa época diferente, quando podiam revelar todas estas propriedades sem conexão com o inferior. No entanto, nós estamos numa situação em que não podemos realizar o nosso vaso espiritual sem uma conexão com as pessoas, porque ele precisa se comunicar com os desejos do público em geral.

Portanto, sem a disseminação, não vamos conseguir nada além do que já temos. Nós poderíamos passar mais cinco a dez anos, com um progresso mínimo. Nós estamos nos desenvolvendo, acrescentando novos grupos, mas isto nos acrescenta muito pouco desejo com os quais poderíamos trabalhar e com os quais seríamos capazes de alcançar o Criador. Para fazer isso, nós precisamos do desejo do grau inferior a nós, que não venha do ponto do coração: o desejo que vem da conexão integral.

Se a conexão não tivesse sido revelada, que agora é vista entre todas as partes da humanidade – quebrada e terrível, protecionista, cheia de ódio e rejeição dos outros com o desejo de usar um ao outro -, não teríamos sido capazes de obter o desejo das pessoas. A humanidade tem sofrido há milênios não menos do que hoje e ainda muito mais. No entanto, hoje, o seu desejo adquiriu uma nova qualidade que vem da rede corrupta de conexão entre as pessoas.

É por isso que podemos tomar o seu desejo e elevá-las ao Criador. Elas já têm o que precisa ser corrigido! Não há necessidade de corrigir o desejo de uma pessoa. É necessário corrigir apenas a conexão entre elas, a rede global. Isso não foi revelado no passado, e é por isso que os Cabalistas não podiam se aproximar das pessoas. Em nossos dias, a crise se manifesta como consequência da rede quebrada de conexões revelada como a causa da crise. Assim, nós podemos pegar as conexões danificadas entre as pessoas e corrigi-las.

Nós trabalhamos somente com essas conexões, e não com os desejos causados ​​pela falta de dinheiro, saúde, problemas familiares, filhos e trabalho. Não importa quais desejos individuais existem em todo mundo, a principal coisa é que, nos nossos dias, eles são revelados de tal forma que não podem ser resolvidos por métodos convencionais. Foi possível no passado, mas não hoje.

Nós vemos que a ciência, a psicologia, a medicina, as relações humanas, a parentalidade e a atitude para trabalhar, todas desmoronam porque se descobriu que existe uma rede corrupta de conexões entre nós. Ela é revelada como a causa de todos os males. Os Cabalistas estão cientes disso, mas, de acordo com estudos, a ciência comum também está começando a chegar a tais conclusões.

É por isso que nós podemos tomar esta rede corrupta e solicitar a sua correcção. Isso é o que precisa ser corrigido, porque durante a quebra, nenhum vaso foi quebrado. Suas conexões com os outros estavam quebradas. Portanto, todas as correções são feitas em seus relacionamentos com os outros. Como está escrito: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você”, “Ame o seu próximo como a si mesmo”, e “Amarás o teu Criador”. Todas as correções só se aplicam a conexões.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 15/08/13