Timoneiro No Caminho Da Luz

Pergunta: De que forma é que Hanukkah, que está relacionado com a data da vitória dos Macabeus sobre os Gregos, é relevante hoje? Qual é o seu significado simbólico?

Resposta: Este feriado simboliza o fato de que, eventualmente, a unidade ganha. Esta é a razão porque os Macabeus venceram, e temos que agir da mesma forma.

O significado do feriado é muito simples: Se o povo de Israel se une e atrai a Luz, eles ganham. Não é pela força. Todas as forças do mal não podem ser derrotadas, mas apenas pela união, embora muitos estejam próximos desta abordagem. Em essência, esta é a nossa mensagem na garantia mútua, mas deixa de fora um fator chave. Afinal, os nossos inimigos estão também unidos e ainda mais do que nós.

De facto, Israel só pode ganhar se a sua uniao atrai a Luz. Em seguida, através de Israel é passada para os inimigos e os modifica de inimigos para colaboradores. Esta é a verdadeira vitória.

Assim, a guerra tem lugar em uma dimensão totalmente diferente. Não operamos fatores externos, mas sim as forças internas da natureza e por isso ganhamos a batalha. Aqui não podemos esquecer que estamos lidando com uma força que mantém toda a matéria e de repente começa a operar em um caminho oposto.

A força de receber, o domínio, e a crueldade governam o nosso mundo. Em nosso mundo, a forte domina sobre os outros e usa-os a seu favor sem compreensão e sentimentos, de acordo com seus próprios conceitos.

Mas há um grupo pequeno, pequeno e fraco de acordo com os padrões habituais. Ninguém tem este grupo em conta, embora possa ser como uma lente de aumento que passa a Luz através dele – a grande força de doação. Esta força irá iluminar não o grupo em si, mas seus inimigos, e então eles vão se acalmar e ser corrigidos; por exemplo, de repente sentem que eles têm de lidar com outra coisa em um lugar totalmente diferente.

As nações do mundo pensam que Israel faz o mundo girar, e Israel realmente pode fazer isso para o bem do mundo, é claro. Se Israel não fizer isso, então é mau para o mundo. Assim, verifica-se que o povo de Israel sempre traz o mundo para bom ou mau. Por isso eles têm livre-arbítrio: como “timineiros”, eles dirigem a Luz de Ein Sof (Infinito) de uma forma ou de outra, determinando a sua influência sobre o mundo e a forma que irá tomar.

A questão é se podemos vestir essa Luz com a intenção certa, a fim de doar, ou se não temos a intenção certa? Depende de nós, da organização Bnei Baruch (BB). As gotas de Luz, e estamos com ela – mas estamos com a intenção certa?

Se o fizermos, a Luz que Reforma atinge a todos e o mundo será corrigido. Então, é claro, os inimigos também desaparecem, ou em outras palavras, os desejos e as forças hostis desaparecem. Isso acontece se estamos unidos, desde que demos á Luz a vestimenta certa de união.

Se estamos separados não damos a Luz que passa por nós , a “vestimenta” certa e transforma-se em escuridão para o mundo, para a sua forma oposta . É mau tanto para o mundo como para nós, a humanidade se volta para nós, tem a sensação de que nós somos a fonte de todos os seus problemas.

Esta resposta vai continuar até que finalmente entendamos que não há outro caminho e que temos que nos corrigir a nós mesmos para fazermos de nós próprios e do mundo inteiro parte do Criador e trazer-Lhe contentamento.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 12/12/12, Escritos do Rabash

Comente