Milagre Bastante Racional

Dr. Michael LaitmanPergunta: O feriado de Chanucá simboliza e envolve dentro de si um milagre. Mas agora essa força precisa ser usada para a correção. Será que isso se parece com um processo muito lógico ou será que ele também acontecerá como um milagre?

Resposta: O milagre é por isso, que dentro da nossa conexão a força superior é revelada; nós não nos conectamos com o próximo apenas por isso.  Dentro da nossa conexão nós revelamos um calor especial, de uma forma que é chamada de existência “como um homem em um coração”.

Dentro deste coração que é reunido de todos os corações, uma força é revelada, capaz de nos elevar a um nível mais alto. Por um lado, este é um processo muito lógico. Pela nossa conexão trazemos harmonia para nós mesmos, equivalência e uma maior semelhança com a natureza. Mas, por outro lado, depois da nossa conexão, uma força adicional que não existe neste mundo é subitamente revelada entre nós, e este é o resultado da nossa conexão.

Esta força nos revela novos sentidos, e está fazendo o que não podia ser feito neste mundo: a verdadeira conexão. Até o ponto que eu começo a sentir que o mundo inteiro são partes do meu corpo. Estranhos tornam-se mais próximos de mim, simplesmente como parte de mim. E isso é um verdadeiro milagre.

Mas cada um pode repetir esse milagre, como uma experiência científica em si mesmo, e alcançar o mesmo resultado. Isso é para dizer que estamos revelando o milagre de uma maneira prática, mas ele ainda chega como uma descoberta. “Eu me esforcei e encontrei”. Este é o significado de encontrar o “jarro de azeite” para a Menorá santa.

Da Porção Semanal da Torá 04/12/12

Comente