A Diferença Entre O Egoísmo Espiritual E Corporal

Dr. Michael LaitmanComentário: O ego geral está crescendo durante o estudo da sabedoria da Cabalá. Acontece que parece que estamos acelerando o crescimento do ego. Enquanto adiamos a nossa conexão, a humanidade está se tornando mais egoísta.

Resposta: O ego não é transferido de nós para a humanidade. Ele realmente se desenvolve fortemente, mas está em nós. Na medida em que você aspira e anseia pelo amor dos amigos, você acha que os odeia e é rejeitado por ele. Aqueles que não anseiam pela espiritualidade não sentem nada. Eles têm o anseio egoísta animal corpóreo, comum, e nada mais do que isso.

Se eu me esforço para frente em direção ao “positivo” com os amigos e alcanço digamos “mais um”, eu imediatamente sinto “menos um”. Mas, se estou no nível zero, no nível corporal inicial, eu sou apenas um animal. Isto significa que se trata de um ego corpóreo comum.

Ego espiritual é um assunto totalmente diferente; ele só aparece para me empurrar em direção a uma conexão ainda mais forte com os amigos no grupo. Primeiro tudo parecia bem, muito bem: “Vamos nos conectar pessoal!”. Nós alugamos um lugar, todo mundo estava entusiasmado, todos estão trabalhando. De repente, sentimos que não podemos nem olhar um para o outro. Isto significa que um nível espiritual negativo começou, e isso é uma coisa boa.

Agora é hora de subir acima dele, subir para o próximo nível: “mais dois”. Então, novamente “menos dois” aparece. E assim, sucessivamente. Sem esse ziguezague não nos desenvolveríamos.

The Difference Between Spiritual And Corporeal Egoism

Você consegue imaginar que ego têm as pessoas que sobem, como os alunos de Rabi Shimon que escreveram que estavam prontos para queimar uns aos outros?

Quando você chega a esse nível, esses atributos aparecem em você. Então, nós temos que estabelecer um ambiente. Você não será capaz de atingir este nível sem um grupo forte para apoiá-lo e direcioná-lo. Ele lhe “sacode” quando necessário para que você acorde e veja onde está; ele obriga você e os outros a desempenhar suas funções no grupo, atrai você para a disseminação, acorda você à noite, etc. É impossível avançar sem ele.

Primeiro um pequeno ego aparece no grupo. Mas se os amigos não o notam, se não houver alguém que possa ajudá-los, o grupo se desfaz. Existem muitos desses grupos. Eu ouço sobre isso de tempos em tempos.

Portanto, nós devemos ser realmente felizes que os sinais sérios do avanço espiritual aparecem. Este já é o egoísmo espiritual.

Da Convenção em Novosibirsk 07/12/12, Lição 1

Comente