Uma Pessoa Doente, Uma Sociedade Doente

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na abordagem industrial, para a construção de uma sociedade integral, não há objetivos claros de gestão, e, basicamente, todo este sistema depende totalmente dependente de um elemento instável como uma pessoa, a psique humana, e da percepção humana. Portanto, o sistema de gestão industrial não é bom.

Resposta: Justamente por isso o sistema já está em crise. Uma vez que a pessoa moderna é incapaz de gerenciar um sistema complexo, ela se colocou, através de seu ego, em tal situação que usa tudo o que produziu para objetivos desnecessários e totalmente estranhos. Olhe para o que está acontecendo! Quantas dívidas a pessoas têm, até que ponto empobrecemos a natureza! E tudo isso é basicamente sem qualquer finalidade.

Pergunta: Este é o paradoxo dos sistemas complexos. Quanto mais complexo for, mais lucro pode ser extraído com o mínimo de investimento para a gestão e supervisão, mas junto com isso, a menor falha num sistema complexo traz resultados muito mais desastrosos do que num sistema simples.

Resposta: Eu acho que o problema não está no sistema, mas no homem que quer lucrar sem usar o sistema corretamente, mas de qualquer outra forma. Em todo e qualquer lugar, todos os tipos de bolhas “econômicas” são esperadas. Nós estamos prontos para inventar qualquer coisa possível apenas para vender e lucrar com isso, apesar do fato de que esse dinheiro só vai estar em algum lugar nos bancos.

Em outras palavras, nós basicamente nos aventuramos num campo totalmente diferente do caminho do desenvolvimento; nós nos perdemos. E se esse desenvolvimento fosse pelo bem-estar, pela realização, pelo progresso… Mas, infelizmente, tudo isso é apenas para o bolso ou para a guerra. Portanto, a crise aqui é um elemento purificador. E é muito bom que esteja sendo revelada agora.

Pergunta: Este é um indicador que mostra que a sociedade está doente.

Resposta: Nós não seremos capazes de fazer nada sem mudar o ser humano, pois toda esta crise e todo o nosso sistema global estão precisamente neste estado há quase cem anos: uma pessoa doente controla a natureza e insere sua doença nela. Nós precisamos corrigir a pessoa!

De KabTV, “Mundo Integral: Fórmula de uma Sociedade Integral” 01/07/12

Comente