Se Eu Sentir Vergonha, Isso Significa Que Eu Avanço

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que a vergonha é necessária para o nosso avanço? Afinal de contas, é uma sensação desagradável que queima você e parece pertencer ao caminho do sofrimento.

Resposta: A vergonha é como sentir certa dor no corpo. A dor indica uma doença que precisa ser curada. Graças à dor, eu sou salvo da morte. É o mesmo com o sentimento de vergonha, que indica a falta de correção em algum lugar. Portanto, é possível ignorar ou anular esse sentimento?

Mas nós tentamos escapar. Assim, os Cabalistas nos dizem que precisamos da ajuda do grupo e dos livros e de tudo que possa me apoiar e me ajudar a suportar o sentimento de vergonha.

Ao mesmo tempo, eu não preciso apenas suportá-lo; eu também preciso conhecê-lo mais profundamente e realizar atos de correção. O sentimento de vergonha vai continuar a crescer até obrigar você a gritar por socorro e, daí você vai receber a Luz que Reforma que irá corrigir e curar você.

Você não está curado se clama de forma débil. Deve haver um clamor verdadeiro, uma chamada para se livrar dela, pois não é apenas uma doença qualquer; é a correção do desejo de receber, de sua natureza.

Pergunta: Mas nós sempre aspiramos a nos sentir bem. Como eu posso aspirar a sentir vergonha?

Resposta: A fim de fazer com que você aumente a importância da meta, colocando-a acima de sua dor. Você diz: “Deixe-a me machucar, eu não quero me identificar com o que dói, e com a própria dor. Quero alcançar a meta, e muito obrigado pela dor, uma vez que ela me concentra na meta”.

Tudo depende do reconhecimento da grandeza da meta, a grandeza do Criador. Visto que o Criador é o desejo de doar, a forma de doação e concessão, na medida em que estes valores parecem grande para você, você começa a sofrer com os seus atributos que são opostos a estes valores. Mas se você extinguir essa diferença e se injectar com algum “anestésico”, você evita o avanço.

É por isso que você constrói um ambiente que vai sustentá-lo no estado necessário. Como resultado, você vê a sua oposição à doação, você sofre com isso, e ainda assim continua a aumentar o Criador aos seus olhos. Você se adere a Ele, você pretende se aderir ao grupo, você não quer se identificar mais com o seu mal, não para fugir dele como uma espécie de dor, mas para realmente chegar à doação, a fim de realmente se assimilar no grupo.

Há muitos discernimentos aqui e todos eles levam numa direção. De modo a tentar entender quão maravilhosamente a sensação da vergonha guia você se você a utiliza corretamente.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/10/12, “Matan Torá (A Entrega da Torá)”

Comente