O Grupo: Dirigindo-se Ao Alvo

Dr. Michael LaitmanNós devemos entender que todos experimentam a carga do ego e dos pensamentos críticos com relação ao Rav, o grupo, para onde estamos indo, e o estudo, em comparação com outros métodos. Isto é bom e certo. Estas dúvidas são enviadas do Alto. Não devemos anulá-las, mas sim aceitá-las e superá-las. Nós avançamos apenas ao esclarecer constantemente nossos sentimentos em relação à meta, o caminho, e ao verificar o nosso desvio dele.

Se uma pessoa não consegue voltar ao caminho certo, corrigir-se em relação a ele, uma vez que seu ego não deixa que ela veja sua verdadeira condição e o seu orgulho a cega, tal pessoa, sem misericórdia, deve ser eliminada do grupo porque é muito perigosa.

Não devemos ter vergonha e esconder esses casos no grupo. Pelo contrário, se soubermos desses casos e respondermos, será mais fácil lidar com isso. Nós sentimos que estamos todos protegidos no grupo e que temos costas largas. Esse grupo será capaz de obter a opinião de outras pessoas e nós seremos enriquecidos para que essas coisas não aconteçam em outros lugares.

Nós seremos capazes de aprender com estes casos, saber com antecedência como arrumar as coisas e voltar para o caminho e esclarecer nossos princípios. Afinal, um novato não entende que experiência valiosa se acumulou no grupo por décadas. Ele acredita que basta ler uma ou duas páginas do estatuto e descobrir o que fazer. Ele não entende que tudo é baseado nas mudanças internas da pessoa que se acumulam como resultado de anos de trabalho.

A pessoa que segue este caminho precisa realizar mudanças: não mudanças externas, mas mudar a si mesma, de modo que vai ver o mundo de Ein Sof (Infinito) ao seu redor. “A pessoa julga de acordo com suas próprias falhas”; por isso, são exatamente estas falhas que devemos corrigir internamente e não o mundo externo. Esta é a única abordagem correta.

Nós devemos ter muito cuidado para não deixar que as pessoas que tendem a ser dominadoras e reprimem as outras, que não permitem que outras assumam diferentes papéis de forma igual, administrem o grupo. Afinal, com isso elas não deixam as outras avançarem e assim se enterram.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/10/12, “Conversa Sobre o Grupo”

Comente