A Inveja É Útil Quando Aumenta A Sabedoria

Dr. Michael LaitmanTudo depende de como a pessoa olha para a vida e o que quer dela. Se ela quer atingir a meta espiritual e essa é a coisa mais importante na sua vida, então todos os meios que lhe ajudam a atingir essa meta são bons. Acontece que eles estão no mesmo nível superior espiritual, como a própria meta, já que por eles ela constrói o estado final e através deles cumpre a meta.

Assim, na vida diária no mundo egoísta, a pessoa normalmente odeia aqueles que a invejam e às vezes também odeia o atributo que evoca a inveja nela. No plano do trabalho espiritual, no entanto, nós buscamos evocar a inveja em nós por nós mesmos. Como se diz: “A inveja dos escritores aumentará a sabedoria”.

“Escritores” (Sofrim em hebraico) refere-se a quem quer contar (da mesma raiz em hebraico) suas realizações e que avança invejando o avanço dos outros. Tal pessoa, portanto, respeita e valoriza os amigos e os ama; ele ama o ambiente que permite que ele constantemente inveje o sucesso dos outros.

Quanto maiores os outros lhe parecem, e quanto mais ele se humilha, mais ele vê que eles são atraídos à meta, que se dedicam ao trabalho, que tentam superar todos os obstáculos, e em que medida estão mais conectados uns com os outros do que ele está conectado a eles. Toda a sua perspectiva dos amigos não se destina a anulá-los, mas sim em elevar e apreciá-los ainda mais.

Com isso, ele ganha novos poderes e desenvolve novos atributos. Tudo isso existia nele desde o início, é claro, já que tudo está incluído no ponto no coração, que é a raiz da alma de uma pessoa e que inclui todas as informações sobre ela, como numa gota de sêmen, as Reshimot (reminiscências).

A pessoa, no entanto, tem que desenvolver este ponto. Então, quando ela inveja os amigos e vê a sua persistência e lealdade, os poderes que eles exercem apesar de sua fadiga, o fato de que eles não se permitem perder tempo, o fato de que eles se levantam muito cedo para chegar à lição, tudo isso preenche a pessoa com novos poderes e desenvolve os atributos nela, permitindo assim que ela avance.

Nós devemos alcançar grande inveja. Como se diz: “A inveja, a luxúria (cobiça) e a honra tiram a pessoa do mundo”, para o mundo superior. Esperemos conseguir alcançar a grande e correta inveja.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 15/10/12