Sobre O Sofrimento, Grande E Pequeno

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nossa disseminação é como um remédio para uma doença. Mas pílulas geralmente são amargas, e se a pessoa não sente que está doente, não vai toma-las. Nós podemos disseminar a sabedoria da Cabalá como um remédio líquido e doce?

Resposta: Se as pessoas não sofrem, você tem que dar-lhes algo doce para o egoísmo, e isso é impossível. É porque, em seguida, elas vão perceber a sua mensagem na luz religiosa: “Adicione um pouco e você vai ganhar para si o mundo vindouro. Tudo está bom para você agora, mas se você se esforçar um pouco, isso vai ser simplesmente fantástico…”. Essas promessas foram desenvolvidas pelas religiões e são adequadas para lidar com todo mundo – como um aditivo agradável, doce.

No entanto, estamos falando de correções, e elas só são possíveis a partir do reconhecimento do mal. Afinal, o seu significado é que eu estou corrompido e tenho que me corrigir. Como podemos deixar isso claro para as pessoas? Na verdade, não nos damos conta de que hoje apenas as falhas menores estão sendo reveladas na humanidade. Em comparação com a espiritualidade, elas são simplesmente insuficientes. É porque nós estamos no menor e mais imundo degrau da escada, neste mundo. Há 125 degraus no total, e eles nos levam ao mundo do Infinito (∞).

A particularidade do nosso degrau é que o sofrimento aqui é imaginário, como o mundo inteiro. Na verdade, isso não é sofrimento, mas pequenas “mordidas”, embora nos pareçam como enormes problemas que muitas vezes determinam a nossa vida e morte. Tudo isso é pequeno em comparação com o que acontece nos cinco mundos espirituais. Grandes desejos e sofrimentos residem lá em particular. A negatividade (-) é enorme lá, assim como a dor relacionada a ela. Agora nós estamos recebendo “injeções”, que compõem todo o sofrimento deste mundo.

About Suffering, Great and Small

O objetivo é para que nós adquiramos uma tela e entremos no mundo espiritual, onde seremos capazes de suportar as deficiências espirituais e problemas que são um milhão de vezes maior do que o que está acontecendo aqui. Lá nós seremos capazes de avaliá-los na Luz Refletida, na restrição, na rejeição, sentindo-os diante de nós e não dentro.

Os vasos e desejos espirituais não preenchidos são terrivelmente grandes, e é impossível suportá-los. Por esta razão, eu os tenho diante de mim, os sinto em “rejeição”, os avalio em minha mente e no sentimento de distância. Então, eu sou capaz de reconhecer a grandeza deste sofrimento causado por minha irresponsabilidade, impotência e culpa perante o mundo inteiro. E isso me permite fazer a transição da linha da esquerda para a direita.

Possivelmente, isso vai ajudá-lo a entender por que precisamos dos vasos de doação. O fato é que é simplesmente impossível passar por tais graus, tais flutuações de negatividade e positividade nos vasos de recepção. É muito além de nossas ideias sobre a vida e a morte. Esta é a escuridão que só pode ser enfrentada se eu aprender a me distanciar dela e adquirir uma tela, doação, amor. Só então eu serei capaz de suportá-la e transformá-la de mal em bem.

Cada um de nós tem que sentir uma responsabilidade muito maior do que em casa ou, em geral, na vida pessoal. Só então a pessoa avança ao longo do caminho espiritual. Ela tem que perceber corretamente seu estado atual, em particular. A doação começa agora: embora em seu desejo egoísta, a pessoa não sente qualquer dano a si; no entanto, ela deve senti-lo no desejo doador. Deixe-a trabalhar nisso, deixe-a se importar com isso, deixe-a implantá-lo artificialmente, colocando todo o esforço. Quem não faz isso cria um problema para si e também para todos nós.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/09/12, “A Serva que É Herdeira de Sua Senhora”