Os Benefícios Da Unidade

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Paz no Mundo”: Porque, na verdade, nós já chegamos a tal ponto que o mundo inteiro é considerado um coletivo e uma sociedade. Isto é, porque cada pessoa no mundo atrai a essência de sua vida e seu sustento de todas as pessoas no mundo, e é forçada a servir e cuidar do bem-estar de todo o mundo.

O que era claro para o Baal HaSulam quase um século atrás, ainda não está claro para as pessoas hoje. Nós chegamos a tal estado de nossa evolução que todos nós somos dependentes uns dos outros de uma forma firme e direta.

Pergunta: Por que ainda não está claro?

Resposta: Veja você mesmo: Todo mundo “puxa o cobertor” para o seu lado e não entende que, no final, está causando uma dano ainda maior a si mesmo do que em qualquer outra forma.

Toda questão é que se eu invisto no bem-estar do público, eu não vejo nenhum benefício pessoal nisso. Se eu tiro alguma coisa do público, eu vejo um benefício real nisso.

No entanto, o Baal HaSulam diz o oposto: o sistema já está “fechado”. Ele está “amarrado” de uma forma perfeita e plena dentro de si. Então, se você trabalha para o público, você tem um retorno que é 10 vezes maior, e se você tira do público, a sua perda é 10 vezes maior. No entanto, nós apenas seguimos em frente, sem entender o que está acontecendo.

Pergunta: O que oculta de mim a verdade?

Resposta: É o meu ego. Existe um sistema integral que está sendo revelado hoje. Na verdade, o sistema de Ein Sof (Infinito) está sendo revelado a nós, da Shechiná, o vaso da alma geral em que estamos todos conectados.

Até agora, digamos até 1995, todos cresceram em seus desejos particulares por eras, na fase de raiz e fases um, dois, três e quatro. Agora, a pessoa descobre que não tem escolha, ela está conectada a todos, e todos estão conectados a ela.

As cordas da conexão mútua criam um grande e complicado sistema integral, e não há sequer um único campo científico que estude isso. Antes, cada parte não estava tão firmemente conectada às outras. Ela se desenvolvia individualmente, e essa era a tendência geral. No entanto, desde a década de 1950, nós começamos a sentir a tendência mundial e, hoje, todo mundo já chegou ao seu limite pessoal e só precisa se desenvolver em relação mútua com os outros. Não há nada mais que isso. Esta é a tendência até o fim da correção.

Nós ainda estamos trancados dentro do nosso desejo egoísta e queremos preenchê-lo como antes, mas este sistema não está mais ativo. Antes, eu costumava me preencher à medida que meu ego crescia, e ele me levou de um nível para outro, desde a fase da raiz até a quarta fase.

Hoje, eu continuo agindo como no passado, mas não posso, porque eu não consigo me preencher, satisfazer: meus desejos não se desenvolvem mais na direção anterior. A partir de agora, eles só podem se desenvolver no sentido da união (Σ), da unidade.

Isso significa que mesmo os benefícios egoístas, à primeira vista, são possíveis apenas através da conexão, somente usando a conexão. Isto é o que está sendo revelado para nós nestes dias.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/09/12, “Paz no Mundo”