Como O Elemento Da Vida É Criado?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que vai acontecer quando nos conectarmos? Como isso funcionará?

Resposta: É uma conexão criada acima do sentimento de separação, uma vez que a alcançamos por nós mesmos, e essa conquista baseia-se no contraste entre dois estados opostos. Acima da resistência entre eles, descobrimos nossa realização.

É como uma resistência num circuito elétrico que resiste à conexão entre dois pontos, criando uma resistência entre eles. No entanto, se conectamos essa rede a dois pólos, criamos uma diferença de potencial, e por esta resistência podemos esclarecer qual é a diferença: ao esclarecer a diferença e as relações entre eles podemos entender o que é um pólo e o que é o outro. Tudo isso é esclarecido pelo resistor, pela força de resistência.

O sistema da vida é construído nesta base — na conexão de partículas opostas. Essas partículas se conectam em átomos, e os átomos em moléculas, e tudo se conecta com base nos opostos, um positivo com um negativo.

Diferentes materiais são criados graças às diferentes conexões entre as partículas positivas e negativas. Tais qualidades internas e opostas são típicas de cada material, de todos os elementos da tabela periódica. Mais tarde esta conexão entre o positivo e o negativo se torna cada vez mais variada e complexa. Diferentes qualidades aparecem nela, que transformam estas criações em células vivas.

Não é mais um sistema estático onde a adição e a subtração estão conectadas numa relação estável uma com a outra, mas um sistema em que essa relação começa a mudar e, assim, o elemento da vida é criado.

O inferior pode existir não apenas se aderindo ao superior do jeito que era no mundo de Ein Sof (Infinito), ou separado Dele, como após a descida dos mundos a este mundo, mas também ao começar a executar movimentos independentes no que diz respeito ao superior. Isso já é uma mudança do nível inanimado da natureza para o nível vegetal e, depois, para o nível animal e finalmente para o nível falante. É assim que ocorre a subida dos níveis.

Assim é que a vida é criada neste mundo, e isto também é o que acontece no mundo espiritual, conforme a pessoa avança e anula a divisão que a separa do Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/09/12, “Discurso para a Conclusão do ZoharI

Comente