Quando As Pessoas Se Recusam A Escutar

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Nação”: A única esperança é estabelecer uma educação nacional completamente nova para nós mesmos, para descobrir e acender mais uma vez o amor nacional natural, que foi apagado dentro de nós.

Pergunta: O que devemos fazer com a parte da nação de Israel que não está pronta para nos ouvir, que não quer ter nenhuma relação conosco?

Resposta: Nós devemos tentar alcançá-los de outro ângulo e, em seguida, de outro, em diferentes maneiras inovadoras. Não temos escolha, pois eles são como o seu próprio filho. Não há nada que você possa fazer: ele nasceu e está vinculado a você por laços indestrutíveis. Então, queira você ou não, você carrega seu fardo e tenta fazer tudo que está em seu poder, procurando um remédio para todas as doenças que ele possa ter.

Além disso, nós devemos entender que essa é uma réplica de nós; é o nosso vaso, e não algo externo a nós. Não podemos descartar o mundo, a realidade, ou qualquer parte dele.

As pessoas se recusam a nos ouvir e isso é perfeitamente natural. O pior é quando elas querem, já que querem dizer algo que é totalmente diferente do que estamos falando. Nós devemos ser mais criativos com os “fãs”, a fim de transformá-los na direção certa. Se a pessoa apenas nos rejeita, este pode ser o caso mais simples.

De um jeito ou de outro, não devemos desistir e ir embora. A melhor coisa a fazer é dizer: “Deixe-os sofrer”. Mas estas são partes suas, seu “eu” que está espalhado por toda a humanidade, mas você só sente uma pequena parte dele, 80 quilos de seu peso e nada mais. Aos poucos você vai descobrir outras partes novas de si mesmo. Portanto, imagine só que dor você sentiria se descobrisse a verdade. Seria possível se desfazer das pessoas?

Pergunta: Então, o que podemos fazer? É como se estivéssemos batendo numa parede sem conseguir penetrá-la…

Resposta: Nós não estamos tentando o suficiente. Se tentássemos o suficiente, não haveria esses problemas. Tudo depende de nós. A pessoa julga a si mesma e o mundo inteiro à escala de mérito. Tente se esforçar no grupo, na conexão. Tente fazer o seu melhor, e depois saia para os círculos externos.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/08/12, Escritos do Baal HaSulam

Um Comentário

  1. Gostaria que, por favor, definissem concretamente o que entendem por ” Nação de Israel”. Agradeço muito.

Comente