O Trabalho Perfeito Se Passa Em Dois Planos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Há certa discrepância: por um lado, quando recebo uma perturbação, eu não deveria pedir ao Criador para removê-la. No entanto, por outro lado, neste plano material, eu tenho que aplicar todos os esforços possíveis para resolvê-la. Por que é assim?

Resposta: Não é fácil de entender. Há um trabalho interno que corrige a pessoa; ele se refere às sensações internas. Ao mesmo tempo, a pessoa é obrigada a agir externamente para corrigir seus problemas que devem emergir no mundo externo.

Por isso ela faz a correção externa. E como o mundo em geral não existe, ele representa os próprios desejos da pessoa. A pessoa deve perceber que, se as dificuldades se revelam externamente, supõe-se que ela cuide delas com toda sua habilidade. Ao mesmo tempo, ela deve trabalhar internamente e continuar a corrigir o seu relacionamento com o Criador.

Quanto à influência dos obstáculos externos sobre a pessoa, é preciso elevar-se acima deles, aplicando a “fé acima da razão”. Uma vez que isso chega à pessoa desde o mundo exterior e causa alguns danos, ela é obrigada a corrigir os problemas materiais, aplicando métodos terrenos que estão disponíveis a ela.

Portanto, é preciso agir simultaneamente em ambos os planos, interna e externamente. Isso é chamado de “trabalho perfeito”.

Da 1a parte da  Lição Diária de Cabalá 23/08/12, Escritos do Baal HaSulam