O Poder Ilimitado do Zohar

Dr. Michael LaitmanNós podemos alcançar tudo que precisamos alcançar, como o Baal HaSulam diz, com a ajuda do Livro do Zohar. A pessoa que entende o poder do Livro do Zohar não o deixa nem por um momento em toda a sua vida. Isso ocorre porque O Zohar é uma fonte grande e poderosa que é ilimitada em sua intensidade e em sua influência sobre cada um, e é sobre este livro que se diz: “graças ao Livro do Zohar, os filhos de Israel sairam do exílio”, e não por qualquer outro meio.

Portanto, se sentimos que estamos no exílio, (temos que sentir isso, o que não é simples de forma alguma), temos que transformar todos os sentimentos desagradáveis em nosso desejo de receber, para que eles sirvam como exemplo para a sensação desagradável no desejo de doar, que nós ainda não atingimos e que ansiamos alcançar.

Nós podemos fazer isso se conectarmos todos os nossos desejos de receber no grupo e através disso começarmos a mudar todos os anseios, ansiedades e esperanças do desejo de receber ao desejo de doar. É assim que isso acontece se pudemos nos focar no grupo, na conexão entre nós.

Assim, eu tenho que primeiro esclarecer onde estou, em que estado, o que é importante para mim, o que me falta e qual é a minha atitude para com o grupo e o Criador. Eu tenho que trazer todos os estados internos dos meus vasos, minhas paixões, meu objetivo, ansiedades e esperanças para o grupo. Eu entro no grupo com tudo isso, e todos assumem um tom diferente; é como se você entrasse numa tropa de elite, onde tudo o que você tinha antes toma uma direção totalmente nova. Pela incorporação no grupo, todas as suas deficiências e desejos transformam-se em concentração de energia, onde você acumula forças; você as recebe do ambiente e pode agir. Esta é a troca da escuridão pela Luz, como se diz: “e a escuridão deve iluminar como a Luz”.

Então, quando executamos tal reforma interna, ao nos conectarmos entre nós, e sendo incorporados em cada um dos outros, podemos, assim, receber a Luz que Reforma em vez da Luz, que antes só abriu os nossos vasos, iluminados à distância, e como resultado, sentimos diferentes sentimentos negativos. Agora, no entanto, subimos acima dos sentimentos desagradáveis para a conexão entre nós. Não queremos apagar os sentimentos, não fechamos nossos olhos e os ignoramos, mas vemos a maneira de avançar para frente. É bom quando há sentimentos desagradáveis, uma vez que eles me estimulam a me conectar com o grupo. Eu venho para o grupo com eles e quero a sua ajuda, não para descartá-los, mas para transformá-los em um poder que me move para frente, que me aproxima do “Não há outro além Dele”, de onde são enviados todos os sentimentos desagradáveis. Então, eu vou ser capaz de estar junto com todos num ato de conexão e revelação. Assim, vamos chegar à sensação de que estamos trazendo alegria ao Criador.

Nós temos que tentar imaginar o estado em que estamos dando alegria a Ele em nossa vida corpórea, quão ilimitado é este sentimento, como ele nos eleva acima do nível do animal para o nível humano, ao nível de quem doa; que prazer ilimitado existe no ato de doar comparado ao de receber. Isso ocorre porque, através disso a pessoa está em equivalência de forma com o Criador, conectada com a fonte de energia ilimitada. Assim, ao doar a alguém, a pessoa sente que transcendeu a matéria.

Então, vamos ler o Livro do Zohar, com a intenção de que a Luz que vem dele possa nos trazer a correção em vez da escuridão que ele nos fez sentir primeiro.

Da 2a parte da Lição Diária de Cabalá 14/08/12, O Livro do Zohar

Comente