O Mundo Na Crise De Comida

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do The Guardian): “Embora o mundo esperasse uma boa colheita dos EUA para reabastecer os estoques de grãos perigosamente baixos, isto não está mais nas apostas. Os estoques mundiais de grão cairão ainda mais no fim da colheita deste ano, tornando a situação da comida ainda mais precária. Os preços da comida, já elevados, seguirão o preço do milho em direcção ascendente, muito provavelmente para níveis altos.

“Não só a situação actual da comida está a deteriorar, mas da mesma forma o próprio sistema global de comida. Vimos os primeiros sinais da deterioração em 2008 seguidos da duplicação dos preços mundiais de grãos. Á medida que os preços da comida subiram, os países exportadores começaram a restringir a exportação de grãos para manter baixo os preços domésticos da sua comida. Em resposta, os governos dos países importadores entraram em pânico. Alguns deles viraram-se para a compra ou leasing de terra noutros países onde produziriam comida para si próprios.

“Bem-vindos à nova geopolítica da escassez de comida. Á medida que os fornecimentos de comida apertam, movemo-nos para uma nova era de comida, uma na qual é cada país por si próprio.

“O mundo está num sério problema na frente alimentar. Mas existe pouca prova de que os líderes políticos já tenham percebido a magnitude do que está a acontecer. O progresso na redução da fome nas décadas recentes tem-se revertido. A não ser que nos movamos rapidamente para adotar uma nova população, energia, e políticas de água, o objectivo de erradicar a fome continuará a ser apenas isso.

“O tempo está a acabar. O mundo deve estar muito mais perto de uma escassez inimaginável de comida – repleta de subidas dos preços da comida, levando a distúrbios alimentares, e em última instância a instabilidade política –do que muita gente imagina”.

Meu Comentário: Eu tenho escrito repetidas vezes que de acordo com o programa da Natureza, revelado pela Cabalá, enfrentamos uma crise geral. A Natureza deve levar-nos a uma mudança – a correcção de nós próprios de “individualistas-egoístas” para altruístas que lutam para unir todos numa única família – porque este é o sistema inteiro da Natureza, e nós temos de desenvolver até um estado no qual devemos combinar com ela conscientemente. É por isso que os golpes da Natureza na sociedade e indivíduos não irá parar, mas pelo contrário, irão aumentar na medida da nossa resistência, não querendo perceber e aceitar um caminho diferente de desenvolvimento, o caminho da doação mútua e amor em vez da recepção individual e ódio.

Não há dúvida que uma pessoa tem de ultrapassar o seu egoísmo, mas é possível adquirir novas propriedades fácil e rapidamente sob a influência do ambiente correcto (um grupo, sociedade). Caso contrário, a Natureza irá forçar-nos a fazer isto através de imenso sofrimento. Vejam o artigo de Baal HaSulam “A Liberdade”, capítulo “O Caminho da Torá e o Caminho de Dor”.