De Onde A Pessoa Recebe O Desejo De Levantar-se Do Sofá?

Dr. Michael LaitmanDa Carta No. 13 do Rabash: A pessoa deve sempre se esforçar para que a descida não se torne um obstáculo por muito tempo e dure muito, mas imediatamente se fortalecer, confiar no Criador, e orar do fundo do seu coração. Ou seja, se você cair no fundo de um poço profundo, ore ao Criador.

Mas de onde devemos tirar a força durante a descida, a fim de pedir ajuda ao Criador? É aqui que nós precisamos do apoio da sociedade, já que o homem não tem força própria. De qualquer forma, não era uma descida, se ele teve força para orar. Pelo contrário, era a melhor situação para ele.

A descida não é quando a pessoa sente que entrou num estado desagradável, em escuridão, mas quando ela se separou do Criador. Qualquer estado em que ela se separa do Criador é ruim. Se ela sente uma conexão com o Criador, é bom sem qualquer ligação com a situação que ela encontrou, seja agradável ou não.

No entanto, se ela se sente separada do Criador, como ela pode se voltar a Ele? Assim, ela precisa da influência externa, do ambiente que a apoie. Se a pessoa se desconectou do Criador, não sente a importância da espiritualidade, está pronto para degradá-la, apenas desperdiça seu tempo, se ela não tem força para se elevar acima da descida para a oração, mas concorda em se manter “morta”, então em algum nível ela precisa usar os desejos dos amigos.

É semelhante a um pai de família que está cansado, doente, mas não tem outra escolha: ele deve se levantar e ir trabalhar para ganhar a vida para seus filhos. O mesmo serve para a pessoa que usa os desejos do grupo e desperta para a oração.

E se não há nenhuma conexão com o grupo e ela não é capaz de receber os desejos dele, então ela concorda com a situação de estar “morta” e continua deitada como agora. Tudo depende da conexão com o grupo, como está escrito: “Não é o prisioneiro que se liberta da prisão”. É preciso que outros o salvem.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 08/08/12