Como Construir O Amor Acima Do Ego?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é o amor acima do ego?

Resposta: Em primeiro lugar, pelos esforços que a pessoa faz no grupo, no estudo, ao utilizar todas as opções, ela deve valorizar muito o atributo de doação. A pessoa passa por vários estados de doação dos quais não tem consciência, como se sentisse “morto”. Ela pode estar em estados opostos, querendo apenas receber, ou se sentir decepcionada com a forma, ou o contrário, o que significa estar em alto astral. Mas a pessoa deve subir acima de todos esses estados opostos. Há o próprio estado e eu subo acima dele. O estado foi enviado do Alto pelo Criador que assim quer verificar como podemos responder e superar todos os estados.

A pessoa geralmente sente indiferença e desrespeito. Mas se ela diz que não quer acreditar no que vê e começa a fazer algo para recuperar sua inspiração, sensibilidade, sentimento de vitalidade na doação, sua atitude especial em relação à sua correção, ou seja, acima da indiferença e do desrespeito, então ela vai, gradualmente, atrair sobre si a Luz que Reforma.

Eu começo a valorizar o atributo de doação, o avanço em direção ao Criador, à Sua revelação, os estados que estão acima deste mundo. Se eu já valorizo e aspiro à doação, eu tenho um vaso. Eu quero sentir que estou perdido dentro do atributo de doação, que eu valorizo ​​mais do que qualquer coisa. Por que isso de repente acontece? É assim que a Luz superior doou a mim e agora eu também quero ter este atributo.

A questão também é por que eu quero isso? Eu posso achar que vou me sentir melhor com ela, que ela vai me libertar de todos os problemas e preocupações. É ruim sentir que não pertenço a este mundo? Muitas pessoas querem se separar dele.

Portanto, eu deveria verificar a razão pela qual estou fazendo isso. A Luz superior me estimula e insere a valorização da doação em mim. Porém, que tipo de doação, talvez a doação egoísta? Eu verificar a mim mesmo com a ajuda do grupo e os amigos, para ver se posso, com a ajuda da minha aparente aspiração ao atributo de doação, alcançá-la e senti-la. Eu quero doar a fim de doar aos outros, ou estou fazendo isso para receber algo, o respeito ou apreço? Eu verifico tudo isso dentro do grupo.

Por que eu faço isso? Para me sentir bem? Não! Para que os outros se sintam bem? Sim! Mas será que eu sei que é assim, e que por dentro eu realmente não espero conseguir algo em troca? Eu verifico isso, perguntando se aspiro dar prazer ao Criador através dos amigos. Aqui, o meu verdadeiro objetivo distante tem que ser revelado. De repente eu descubro que quero direcionar todas as minhas ações de doação para o Criador.

Mas aqui também eu ainda tenho que esclarecer as coisas, já que doar ao Criador realmente vale a pena. Afinal, Ele certamente irá entender, descobrir e me pagar por minha lealdade, e se eu alcanço isso, toda a minha vida é preenchida com prioridades diferentes. Mas não! Eu quero doar para que o Criador não saiba nada disso, só para estar no atributo de doação.

Eu examino minhas ações de acordo com o quanto posso subir acima dos meus desejos egoístas. Se eu não examino constantemente a mim mesmo a respeito de como aumentar a doação acima da recepção, eu não vou ser capaz de me manter na doação sob qualquer circunstância. Eu devo verificar constantemente o que ganhei e o que perdi, e se eu posso ignorar minhas perdas, ou seja, se posso receber uma satsifação e estar acima disso.

Eu tenho constantes cálculos em meus desejos de receber: até que ponto eu posso permanecer na verdadeira doação. Um se baseia no outro. Afinal, não há maneira de avaliar se você está ou não fazendo isso para si mesmo, nos vasos de doação, na aspiração de doar, mas somente se sob tudo isto existe desejos de receber, que eu restrinjo para construir sobre eles uma Masach e a Luz de Retoro, o que significa as minhas ações de doação.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/08/12, Escritos do Baal HaSulam

Um Comentário

  1. Amor acima do Ego

Comente