Bina: Entrando Na Vida Adulta

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar”, Item 53: Depois ele purifica a parte animada do seu desejo de receber, e a transforma no desejo de doar, “até que Aquele que conhece todos os mistérios testemunhará que ele não retornará à loucura”…

O que sustenta uma pessoa se não a Luz que dá vida a ela? Sem Luz, a forma oposta, “a existência a partir da ausência”, não poderia existir.

Bina, que está presente entre todas as Sefirot, é a virada, o ponto de transformação. No grau de Bina a pessoa se purifica a partir do desejo de receber e, em seguida, começa a usar novamente esse desejo, mas já com a intenção em prol da doação. Se até agora a pessoa lutou constantemente contra o desejo de receber, agora ela se vira a ele pedindo ajuda.

Assim, na fase de Bina, a pessoa adquire o apoio da Luz Superior, que lhe permite transformar seu desejo num parceiro.

O grau de Bina é a transição da infância para a idade adulta. Até agora a pessoa estava corrigida em relação ao que é mais importante para ela. Ela se elevou repetidamente acima do egoísmo, preferindo o Criador sobre ele. Mas agora que a pessoa adquiriu o grau de Bina, a Luz a mantém firmemente nesse grau e ela não irá mais retornar a sua loucura, não vai cair na escravidão do desejo de receber. Esta “promessa” é dada a ele de cima, sendo o “testemunho Daquele que conhece todos os mistérios”.

É quando a pessoa recebe a permissão e as capacidades de trabalhar com o seu desejo de uma nova maneira – recebendo em prol da doação. Antigamente, eu não conseguia nem olhar para esta “isca”. Eu só me afastava, tentando ficar o mais longe possível dela, até que subi ao nível de Bina. Aqui eu recebo o apoio e a garantia do Criador – Ele testemunha que nada de ruim vai acontecer comigo. Então, eu olho cuidadosamente para trás em Malchut, procurando uma oportunidade de transformá-la em doação, com a ajuda do Criador, que constantemente me impede de cair.

Esse ponto de transição da doação altruísta para a recepção de altruísta é muito importante. Aqui, a pessoa precisa de uma aliança com o Criador, de um apoio mais firme Dele. Afinal, ela terá que trabalhar com o egoísmo em prol da doação…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/08/12, “Introdução ao Livro do Zohar”