A Principal Coisa É Acelerar O Tempo

Dr. Michael LaitmanNós temos que estabelecer sistemas que constantemente despertem o grupo. Se nós dissemos que a diferença entre uma pessoa que avança em seu próprio ritmo e uma pessoa que avança como um animal que é forçado de fora está no fato de que a pessoa acelera o ritmo de seu desenvolvimento, (um par de pulsações a cada momento que ela processa na medida em que avança, o número de passos que dá num minuto), então só temos que estimular-nos de toda forma possível.

O Rabash diz que se alguém grita que sua casa está pegando fogo, você não vai sentar e acenar com a cabeça letargicamente, você não vai continuar seu cochilo por alguns minutos a mais; você vai pular e correr, a fim de salvar a si mesmo.

Esta situação não parece real para nós, é claro. Por quê? Porque isso depende do ambiente. Se o ambiente é calmo, então mesmo que eu queira acordar, eu venho aqui e adormeço. O que eu posso fazer? Eu não posso resistir a essa atmosfera.

Assim, estimular uma pessoa depende totalmente do ambiente. Se ela não é forçada, ela vai avançar da maneira habitual, “em seu tempo”. Toda a nossa correção reside na aceleração do tempo. Os estados são pré-determinado para cada um e não podem ser alterados. A mudança ocorre graças à preparação da pessoa. Cada estado é a revelação das Reshimot (reminiscências). Se a Reshimo é revelada e eu quero satisfazê-la e transformá-la em certo nível, eu tenho que estar preparado para isso. Se eu não estou preparado, a Reshimo vem e só me reduz, afastando-me ainda mais. Da próxima vez, eu terei que realizar duas etapas, e na vez seguinte em três etapas. Assim, eu me encontro cada vez mais longe e com maior atraso.

Isso se aplica ao mundo inteiro, já que não há consideração com outras pessoas. Se elas não receberam um despertar para a espiritualidade, o “ponto no coração”, a capacidade de acelerar o seu desenvolvimento, como elas podem responder; para que elas devem ser despertadas? É por isso que a iluminação geral as influencia – a crise vem e há diferentes problemas e dificuldades em todas as nações e em cada parte da humanidade, assim como na vida privada de cada indivíduo. Isso, no entanto, não é chamado de “Divina Providência”. Divina Providência é quando há uma relação entre a pessoa e o Criador.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 12/08/12, Escritos do Baal HaSulam