Um Fenômeno Deslumbrante!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Chegou ao meu conhecimento que os Israelenses são muito ligados aos sentimentos. Enquanto que, digamos, na Rússia, uma pessoa está habituada a resolver os problemas com a razão, e quando eu lhe pergunto: “O que é que você sente?”, ela me responde com uma questão: “E o que são sentimentos?”.

Contudo, ao longo do workshop sobre o método integral, que foi realizado para pessoas comuns, eu não tive de explicá-la. Talvez seja um fenômeno da influência do campo integral comum?

Resposta: Eu penso que não é apenas a influência do campo comum. Se você não está lidando com políticos de alto nível, grandes figuras públicas e líderes de todo o tipo, que, pela natureza do seu trabalho, se tornaram tão “encobertos”, então todos os outros podem mudar os sentimentos de forma muito rápida e fácil. Isto pode ser visto nos resultados das mesas redondas.

Mesmo inimigos fervorosos podem se encarar lá, como, por exemplo, representantes árabes dos territórios denominados “ocupados” e estudantes de Tel-Aviv, que são totalmente diferentes, Beduínos de Negev, e por aí fora. Isto é, podem ser professores e logo ao seu lado, os mais recentes repatriados da Etiópia, África. De repente, acontece que a abordagem integral os leva a tal denominador comum que, digamos, depois de 40 minutos de conversa, você já não sente qualquer diferença entre eles.

Esse é um fenômeno deslumbrante! Ele não pode ser explicado por qualquer outra coisa além do fato de que nos movimentamos em direção à coincidência dos interesses comuns com a natureza, que começa a ser revelada dentro de nós no próximo nível; hoje, isso é sentido como indesejado, como uma crise, etc. Na realidade, se nos movemos em direção a isso, ocorre que aqui, em nós, uma nova força emerge, novas oportunidades, uma nova estrutura interna da natureza.

De repente nós saltamos para uma nova plataforma, que se move para algum lugar, e se torna simples e fácil para nós. Baseado em nossos novos interesses comuns, que literalmente criamos em 30-40 minutos, podemos atingir acordos e resolver variadas questões. Nós queremos permanecer neste sentimento. Isso deve ser constantemente cultivado e desenvolvido, e se tornará a coisa mais importante para nossas vidas.

Obviamente, nós precisamos primeiro fornecer condições básicas de vida, comida e abrigo, para todos. Mas, em princípio, isto é o que é materialmente necessário hoje para o homem, como representante do mundo animal; tudo o resto será avaliado do ponto de vista dos interesses comuns. Manter os interesses comuns, a confiança e o apoio comum, a interação, o calor, a segurança, tudo o que o homem inconscientemente sente vindo disso que ele apreendeu nesta conexão, será o mais importante para ele.

Sem arrependimentos, ele irá refutar todo o tipo de excessos, apenas para manter este sentimento e existir nele, viver nele, de forma que lá ele terá tudo que for necessário para a vida, e o mais importante, a percepção de si mesmo num ambiente caloroso, em harmonia. Isto porque aqui ele começa a sentir a revelação de uma força especial, uma qualidade especial. Isto vem da natureza global integral, que hoje começa a nos influenciar desta forma.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 30/5/12